CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO
Casos: CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniuscarl • 14/9/2014 • 508 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
EM QUAL NÍVEL DE PRODUTO VOCÊ TERMINA O CARNAVAL?
Segunda-Feira , 30 de Abril de 2012 - 21:13
EM QUAL NÍVEL DE PRODUTO VOCÊ TERMINA O CARNAVAL?
Durante o carnaval, no meio do bloco, sempre tem alguém com um isopor vendendo cerveja, água, cerveja, refrigerante e cerveja. Pode reparar. Sem saber disso, este empreendedor busca satisfazer as necessidades ou desejos dos consumidores. E, sem saber, atende aos níveis de produto. Aliás, vários autores de marketing dedicam algumas páginas sobre os cinco níveis de produto:
Benefício central: trata-se do nível básico. A pergunta é: para que serve o produto? Os benefícios são intangíveis. Pode-se pensar em um liquidificador, cuja utilidade consiste em misturar, liquidificar alimentos ou mesmo status. Para um carro, seu benefício central será locomoção ou status. No caso do ambulante no carnaval, o benefício central pode ser hidratar ou, na maioria dos casos, embriagar.
Produto básico: neste nível, a análise parte para as características do produto. São as básicas para o funcionamento do produto. No liquidificador deve-se considerar que tem uma velocidade 110 ou 220V, copo e tampa; enquanto no carro deve-se ter um motor, rodas, volante, banco para sentar e outros componentes básicos para seu funcionamento. Para a situação do ambulante, o produto básico é oferecer as bebidas (água, refrigerante e muita cerveja).
Produto esperado: abrange o conjunto de atributos e condições esperados e aceitos pelos clientes. Em essência, são as características mínimas aceitas por determinado grupo de clientes. Em Rondônia se quer um carro com arcondicionado e insulfilm escuro, enquanto no sul ar quente. O liquidificador, neste nível, deve ter várias velocidades, marcador no copo e motor resistente. Se você estiver no carnaval, quer uma bebida gelada, independente da marca, ou então um troco rápido.
Produto ampliado: trata-se do nível da concorrência atual, pois vai além das características e inclui acessórios, assistência técnica, instalação, instruções para uso, embalagem marca ou garantia. Trata-se da inclusão de diferencial competitivo que possibilite um preço superior. É o liquidificador com multiprocessador, autolimpante ou velocidades programadas. Já o carro passa a ter GPS, air bag, freio ABS e rádio com Bluetooth. Quanto ao ambulante, pode-se considerar a bebida geladíssima, guardanapo para abrir ou várias marcas de bebidas.
Produto potencial: as características, os atributos ou ampliações são inovadoras. Abrange as transformações possíveis no futuro. Deixa o consumidor encantado ao ponto de algumas vezes esquecer a preocupação com o preço. Trata-se de um liquidificador de uma marca italiana com design limitado e todo em alumínio; ou de uma Ferrari ou mesmo um carro movido a água. É o caso do ambulante que vende Engov, tem máquina para cartão de crédito/débito ou atende aos pedidos feitos por SMS (por que não?).
Os níveis de produto ajudam a diferenciar a sua marca da concorrente, bem como identificar o nível de satisfação do consumidor. Além disso, com o tempo os benefícios ampliados tornam-se os esperados. Outra coisa, os clientes tem predisposição a
...