CONSUMISMO: ANALISANDO E ESCLARECENDO ASPECTOS DE UM INDIVÍDUO CONSUMISTA
Por: gabrielezuchi • 28/6/2016 • Projeto de pesquisa • 4.198 Palavras (17 Páginas) • 502 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
CONSUMISMO: ANALISANDO E ESCLARECENDO ASPECTOS DE UM INDIVÍDUO CONSUMISTA
GABRIELA FIGUEREDO
GABRIELE ZUCHI
LEONARDO GUESSER
Joinville-SC
2015
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- Título
Consumismo: analisando e esclarecendo aspectos de um indivíduo consumista.
- Instituição
Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
Curso: Publicidade e Propaganda
1.3 Pesquisador Responsável (Orientador Específico):
Profº Dra. Maria Isabel Battisti Archer
1.4 Participantes (Acadêmicos)
Gabriela Figueredo
Gabriele Zuchi
Leonardo Guesser
1.5 Grande Área de Conhecimento:
Comunicação Social
1.6 Palavras-chaves:
Consumismo; sociedade consumista; aspectos consumistas; mentes consumistas; indivíduos consumistas.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
1 Título
Consumismo: analisando e esclarecendo aspectos de um indivíduo consumista.
2 Resumo
Temos como tema do artigo o consumismo, onde o objetivo do trabalho é reconhecer, esclarecer e definir os principais aspectos de uma pessoa consumista, através das respostas de um questionário respondido por 10 pessoas, que será aplicado no Joinville Garten Shopping.
3 Introdução
Existe um prazer no ato da compra que não pode ser negado. Porém, muitas pessoas acabam se viciando neste prazer e é aí que o consumo passa a ser visto como algo maléfico na vida do indivíduo. O prazer do consumo deve ser dosado desde a criação do indivíduo até sua vida adulta, para que este não acabe se prejudicando de várias formas por possuir tal hábito.
Muitas vezes, as pessoas não buscam conhecimentos sobre o tema por não acharem relevante, mas o consumismo está presente fortemente em nossa sociedade atual e muitas pessoas possuem o hábito, porém preferem não admitir ou acabam não reconhecendo.
4 Desenho
Como já foi dito, o consumismo está muito presente em nossa sociedade atualmente, por isso deve ser explanado e debatido por todos, desde crianças a adultos. Um quadro muito grave do hábito pode sim ser considerado uma doença, porém, hoje em dia temos a ilusão de que comprar por comprar é algo comum, e não devemos nos preocupar.
Para debater a respeito do tema e tentar reconhecer um número de pessoas consumistas que temos hoje, será aplicado um questionário com questões a respeito dos hábitos das pessoas, para verificar se se encaixam no quadro do consumismo. Estas pessoas serão abordadas justamente em um shopping (Joinville Garten Shopping), que são considerados os berços das pessoas consumistas e o centro do vício capitalista. Posteriormente, analisaremos as respostas com o intuito de verificar o conhecimento das pessoas acerca do tema e contabilizar quantas delas podem ser consideradas consumistas, com base nos padrões pesquisados.
5 Hipóteses
O consumismo está presente na maior parte das sociedades desde a revolução industrial, ponto em que teve seu início;
Muitas pessoas são consumistas, mas não percebem ou não aceitam;
O consumismo acaba fazendo com que indivíduos deixem de lado seus valores e passem a buscar mais o que é imposto pela sociedade capitalista.
6 Objetivo geral
Reconhecer, esclarecer e definir os principais aspectos de um indivíduo consumista.
7 Objetivos Específicos
Verificar e esclarecer o conhecimento das pessoas acerca do tema consumismo;
Definir quais os principais aspectos que uma pessoa consumista apresenta;
8 Problema ou questões da pesquisa
Todos os indivíduos têm conhecimento sobre o que é ser consumista?
O consumismo é aceito moralmente ou visto com bons olhos pela sociedade?
Quais os principais aspectos de uma mente consumista?
Pode haver algo de maléfico, fisicamente ou psicologicamente, para alguém que é consumista?
9 Revisão de Literatura
Buscando respostas para a mente consumista
9.1 Consumo e consumismo
A diferença entre consumo e consumismo é visível. No consumo as pessoas adquirem apenas o que é necessário para sobreviver, já o consumismo é caracterizado por gastos excessivos com produtos supérfluos, geralmente movido pela propaganda. De uma maneira mais drástica, o consumismo pode causar até mesmo transtornos psicológicos.
Após a Revolução Industrial, que aconteceu nos séculos XVIII e XIX, pode-se considerar que o mundo nunca mais foi o mesmo. Os processos de fabricação foram aprimorados pela industrialização e isso deu início ao sistema capitalista em que vivemos. Conforme a produção cresceu, os produtos que antes eram obtidos apenas por pessoas ricas foram ficando mais acessíveis para as classes mais baixas.
Isso tudo gerou uma série de transformações no comportamento das pessoas e hoje percebemos que a grande preocupação de todos é serem aceitos e encaixados nos padrões da sociedade, e para isso adquirem produtos de alto valor como celulares e roupas de marcas. Segundo uma pesquisa feita pelo instituto Akatu em 2013 apenas 5% dos consumidores Brasileiros são conscientes, número muito baixo para um país que enfrenta uma realidade econômica complicada.
Os problemas causados pelo consumismo são diversos. Além de destruir a natureza e ampliar a desigualdade na sociedade, uma pesquisa realizada pela Northwestern University em 2012 indica que pessoas que dão alto valor para riqueza, status e consumo são mais depressivas, anti-sociais e ansiosas. É por isso que o problema deve ser encarado com seriedade.
...