CONTABILIDADE E SOCIEDADE
Ensaios: CONTABILIDADE E SOCIEDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keninhakm • 11/9/2014 • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 379 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA SANTA TEREZINHA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADRISON UESELY DOS SANTOS
DALILA RAÍSSA MEDEIROS MAFRA
GABRIEL DANTAS DE ARAÚJO
JORGÂNIA MARIA MEDEIROS DE ARAÚJO
MATHEUS DE SOUZA GALVÃO
NADSON MEDEIROS DE MORAIS
CONTABILIDADE E SOCIEDADE
CAICÓ - RN
2014
ADRISON UESELY DOS SANTOS
DALILA RAÍSSA MEDEIROS MAFRA
GABRIEL DANTAS DE ARAÚJO
JORGÂNIA MARIA MEDEIROS DE ARAÚJO
MATHEUS DE SOUZA GALVÃO
NADSON MEDEIROS DE MORAIS
CONTABILIDADE E SOCIEDADE
CAICÓ - RN
2014
SUMÁRIO
1 TEMA 04
2 PROBLEMÁTICA 05
3 OBJETIVOS 06
3.1 Objetivo Geral 06
3.2 Objetivos Específicos 06
4 INTRODUÇÃO 07
5 JUSTIFICATIVA 09
6 METODOLOGIA 11
7 REFERENCIAL TEÓRICO 12
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
9 REFERÊNCIAS
1 - Tema:
A contabilidade na sociedade contemporânea.
2 - Problemática:
Qual a importância da contabilidade na sociedade contemporânea?
3 - Objetivos:
3.1 - Objetivo Geral:
Identificar a importância da contabilidade em meio a sociedade contemporânea.
3.2 - Objetivos Específicos:
Conceituar contabilidade;
Explicar a importância da contabilidade no dia-a-dia do ser humano.
4 - Introdução:
Na sociedade na qual estamos inseridos, a contabilidade encontra-se em uma constante evolução, em aspectos econômicos, social, político e tecnológico. Percebemos que a contabilidade é vista como um instrumento de gestão tanto gerencial como financeira, daí a importância de conciliar os fatores econômicos e sociais que são fundamentais e indispensáveis para que as organizações possam existir e atingir a sua missão previamente estabelecida.
Em um mundo globalizado utilizamos a contabilidade como um recurso de conhecimento. Assim, nossa pesquisa tem como problemática central: a importância da contabilidade na sociedade contemporânea.
Buscando como objetivo principal a importância da contabilidade em meio à sociedade contemporânea.
Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa do tipo teórico, pois como diz Prestes (2008, p. 25) “é aquele que se dedica a estudar teorias” e o enfoque é qualitativo, assim trabalhando com o nível bibliográfico.
Partindo deste preceito, necessitamos melhor esclarecer a contabilidade, temos que compreender o seu objetivo que é de estudar, registrar e controlar patrimônios e as mutações que nele ocorrem, para demonstrar o resultado obtido e a situação econômico-financeira de referida entidade.
Em plena era tecnológica, não poderia deixar a contabilidade as margens da sociedade; ao contrário, a contabilidade está em avanços, pois em uma sociedade contemporânea as informações sempre existiram adquirindo maior volume e será propagada com maior velocidade, tornando-se necessária a utilização de ferramentas ainda mais inovadoras para adaptar-se a esta nova realidade.
Enfim, a história da contabilidade demonstra que esta ciência acompanha a evolução da sociedade humana desde o seu surgimento. No que diz respeito a preocupação como o meio no qual estamos inseridos, a contabilidade não poderia deixar de acompanhar e ajustar-se a nova realidade que impõe que seus profissionais estejam preparados, não só para desenvolver conhecimentos técnicos e específicos, adequados para atender aos usuários dos serviços contábeis nessa
...