CONTEXTO EMPRESARIAL
Ensaios: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nattyyrp • 31/3/2014 • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................
2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS............................................................................
2.1 PLANEJAMENTO.................................................................................................
2.2 ORGANIZAÇÃO..................................................................................................
2.3 DIREÇÃO.............................................................................................................
2.4 CONTROLE........................................................................................................
3 PATRIMÔNIO......................................................................................................
4 ANÁLISE DE MERCADO....................................................................................
5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO........................................
6 ESTRUTURAS DE MERCADO..............................................................................
7 CONTABILIDADE SOCIAL...................................................................................
CONSIDERAÇÃO FINAL ........................................................................................
REFERÊNCIAS..............................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
A intensificação da rivalidade e a crescente emersão de novos cenários no mundo dos negócios exige que as empresas adotem uma posição criativa e inovadora, baseada em uma estratégia sólida, frente ao mercado em que atuam. Este artigo objetiva discorrer sobre a adoção de estratégias que promovam a inovação dentro do contexto empresarial que conquistou uma posição única na indústria do entretenimento.
O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e médias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho traz uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.
A contabilidade é responsável pela movimentação financeira de uma entidade, é ela que orienta a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias e, de modo geral, dá suporte mercantil, fiscal e tributário à empresa.
Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis.
2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções da administração teve como seu precursor Henri Fayol, um francês que fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos. A teoria defendida por Fayol tinha ênfase nos princípios gerais da administração: planejamento, organização, direção e controle.
2.1 PLANEJAMENTO
Existem várias conceitos de planejamento um deles diz que: planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los.
Planejamento também pode ser definido como um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
2.2 ORGANIZAÇÃO
Organização é uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas ou seja o mesmo que administração. E, a gestão de administração é a arte de conseguir que as coisas sejam feitas por pessoas, de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva.
Eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas, eficácia é a capacidade de alcançar os objetivos e efetividade é saber organizar, liderar e planejar o controle.
Segundo o teórico Taylor, desenvolver a maior capacidade de produção com o desenvolvimento de máquinas, gera igualdade na produção e assim diminui a mão de obra e qualifica o mesmo, diminuindo custo e agradando seus clientes. Nesta mesma linha de raciocínio Taylor diz que se dividir os seus operários e delegando função teria maior produtividade e ao longo do tempo teria uma qualificação de mão de obra.
2.3 DIREÇÃO
O grande papel da atividade de direção é integrar os esforços individuais e mobilizar todos os membros da empresa em prol de alcançar todos os objetivos em comum. Se a empresa está rumo à um caminho e encontra obstáculos, caberá ao administrador dirigir, se for preciso, ou orientar a organização para traçar o objetivo e conseguir ultrapassar todos os obstáculos.
2.4 CONTROLE
Uma organização sem regras, com toda certeza, terá menos desempenho. Se a empresa não possuir alguém capaz de estabelecer essas normas e regras que, mesmo se existirem oficialmente, mas que geralmente na prática não ocorrem, então teremos uma empresa falha e descompromissada com seus objetivos. Por isso é necessário um profissional competente e comprometido para assegurar a consecução do objetivo e tomar as medidas cabíveis quando necessário.
3
...