CONTEXTO EMPRESARIAL
Artigo: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 29201431 • 6/5/2014 • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste portfório, se retrata o contexto empresarial como um todo, desde as funções administrativas em saber como planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa sabendo de suas fontes e origens de recursos, sendo: capital social e capital de terceiros que se dá a constituição de uma empresa, formando assim o Patrimônio.
Um fato bem necessário está em fazer a análise de mercado, para se obter informações precisas sobre o produto, preço, preferências, fornecedores, clientes, tendo em vista a procura pelo produto bem como a oferta, mas visando em um equilíbrio que, dentre tudo isso tem como principal característica os processos de troca e de formação de preços.
Mas também contamos com uma forte aliada neste contexto que são as estruturas de mercado que, nos mostra como a interação entre a oferta e a procura ressalta na determinação do preço.
Também veremos que, nos últimos tempos a sociedade econômica vem assumindo uma responsabilidade social, surgindo a necessidade de elaborar e apresentar informações sobre suas atividades e aí que contamos com a participação da contabilidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS
O processo administrativo segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle, que sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização e essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização.
A função de planejamento não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em plano.
A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades a pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores.
A função de direção é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado.
A função controle é a de controlar e avaliar o desempenho das funções: planejamento, organização e direção.
Temos a integração com o meio ambiente por meio da estrutura onde se define o papel da organização no ambiente, do indivíduo na organização e do relacionamento entre os elementos e também por meio da tecnologia onde as pessoas encontram os recursos de que necessitam para cumprir o seu papel e as especificidades das suas atribuições e por fim, do comportamento das pessoas que possuem conhecimento e competência para realizar um trabalho.
É essencial a consciência da transitoriedade de que, estamos tratando de uma entidade de também uma natureza mutante.
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Segundo Padoveze, é o conjunto de riqueza de propriedade de alguém, é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresa, organizações, poder público) e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetos das entidades.
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes: recursos próprios e recursos de terceiros.
A constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio, trata-se do capital social inicial que representa recursos próprios, igualmente são recursos próprios os originários dos aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos.
Os resultados positivos apurados nas atividades empresariais também representam recursos próprios, uma vez que não correspondem a obrigações, portanto, são recursos próprios os decorrentes de receitas, lucros e ganhos obtidos pela sociedade em transações com terceiros, tais como os rendimentos auferidos com aplicações financeiras, aluguéis de imóveis próprios, lucro na venda de mercadorias e serviços.
No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros, oriundos de empréstimos e financiamentos, aceite ou emissão de títulos de crédito representativos de dívidas, salários a pagar, tributos e contribuições a pagar.
2.4 ANÁLISE DE MERCADO
Conforme o Instituto de Análise, a análise de mercado vem a ser o modo de descobrir a maneira correta para que um projeto se concretize tentando encontra clientes que sintam a vontade de utilizar produtos e serviços que a empresa oferece e que se sintam satisfeitos na etapa final da ação e para que essa análise ocorra corretamente é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores.
As pesquisas de mercado são um dos meios mais comuns, tendo a necessidade de estar presente desde o início do planejamento, fazendo com que o empreendedor conheça o seu próprio produto.
Para se ter uma análise bem sucedida é indicado contratar uma empresa especializada que garante o sigilo rigoroso do resultado, utilizando esse recurso a empresa tem a conhecer o perfil do cliente, suas necessidades e assim encontrar a direção mais adequada que seu projeto deve seguir tendo em vista os benefícios adquiridos que deixa a marca, produto ou serviço a frente da concorrência.
2.5 DEMANDA,
...