CONTEXTO EMPRESARIAL
Exames: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: XYXY • 12/5/2014 • 2.517 Palavras (11 Páginas) • 222 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 PLANEJAMENTO...................................................................................................4
2.2 ORGANIZAÇÃO.....................................................................................................5
2.3 DIREÇÃO...............................................................................................................6
2.4 CONTROLE...........................................................................................................6
2.5 PATRIMÔNIO.........................................................................................................6
2.6 ANÁLISE DE MERCADO.......................................................................................7
2.7 OFERTA, DEMANDA E EQUILÍBRIO DE MERCDO.............................................8
2.8 ESTRUTURAS DE MERCADO..............................................................................9
2.9 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...................................................................................9
3 CONCIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11
REFERENCIAS..........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Contexto Empresarial, termo que descreve e define as ciências de Administração e Contabilidade, projetando-as dos primórdios de ambas até a evolução dos dias atuais. A globalização por sua vez é uma realidade fática e, em razão da volatilidade do mercado, exige sintonia e atenção para os resultados decorrentes da equação custo/benefício de cada investimento. Por tanto, o referido trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam em soluções de problemas socioeconômicos, ético e também ambiental, ajudando a compreender esse novo Milênio empresarial, tornado se real uma proposta de empreendimentos a fim de que essas empresas possam estabilizar-se diante às adversidades encontradas no âmbito administrativo conjuntamente beneficiando a sociedade nos aspectos das leis de oferta e demanda, utilizando recursos de inovação e tecnologias viáveis a sua realidade e principalmente comungando funções como planejamento, organização, direção, controle, e o foco patrimônio. É pertinente que toquemos no contexto Gestão de Riscos onde o objetivo é a busca do equilíbrio entre os riscos e custos, pratica existente a décadas, utilizadas pelas empresas e organizações afim de obter dados mensuráveis e a eficácia das organizações. Um administrador precisa fazer análise de mercado e conhecer sua estrutura. A gestão de riscos tem como base técnicas de planejamento três etapas: identificar, avaliar e mitigar riscos. Uma das principais dificuldades dos administradores é identificar estes riscos (Forecasting).
O maior dos desafios é gerencial, pois os processos que direcionam a alocação de recursos, na prática conflitam com a inovação moderna, organização, mobilidade, eficiência, tecnologias computacionais informatizadas e, sobretudo no que se trata de unir as informações à tomada de decisão (Carlos Campello).E assim seguimos na intenção de tratar e retratar a diversidade ótica sobre contexto empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
A história é marcada pelo seu pré-posto, o tempo, o cenário e o personagem que garante o registro das influências e tendências do meio. Por tanto administrar teoricamente dentro do contexto empresarial exige avanço imediato (Freud).
Um processo globalizado permite sistematizar as condições terminológicas tradicionais político, social, econômica e de cultura, pois estas já não atendiam mais a sua época, adaptar-se as novas técnicas era uma questão de subsistir do surto transformista que hora avançava progressivamente favorecendo o organismo (articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia) dentro do contexto empresarial, na proposta de administrar de forma mais ousada e eficaz como aborda os principais teóricos, Fayol, Ford e Taylor, embora as críticas dessas primeiras teorias, eles foram contributivos no processo.
Tais procedimentos angulavam ar competitivo entre gestores, que não se retraiam, e nem pusera fim em suas estratégias para consolidar uma óptica inovadora atendendo as tendências de consumo capitalista e evidências tecnológicas vindouras.
O contexto empresarial se abre até então para novas idéias e conceitos mais atualizados intencionalmente baseando-se nos resultados mais satisfatórios. É preciso pensar a administração como uma forma planejada, organizada, comandada, coordenada e controlada, segundo Henri Fayol (1970).
Administrar o patrimônio não é uma tarefa como outra qualquer, vários fatores se fazem presentes na busca incessante do êxito, como fora até abordado anteriormente, as tendências de consumo e seu comportamento, competitividade entre outros. Sem dúvidas nenhuma que o sucesso não depende do feeling do administrador, partindo desse pressuposto torna-se executável as funções administrativas que antepõe medidas operacionais de: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Planejamento
Uma das ferramentas principais que norteia o sucesso é a ação de planejar o processo administrativo da organização, estabelecendo metas de antecipação (KAWASNICKA, 1995).
Segundo Lacombe, Heilborn (2003 p. 162), “planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para se alcançar resultados desejado e ou determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos”. Generalizando decisões, com base em objetivos e fatos e ainda na estimativa de cada alternativa, planejar é portanto, pensar e decidir antecipadamente o que fazer, de que forma, fazer, quando fazer e quem deve fazer.
Dimensionado as definições de metas e valores do planejamento
...