CONTEXTO EMPRESARIAL
Monografias: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veronika • 23/3/2015 • 5.519 Palavras (23 Páginas) • 297 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: 4
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO CONTROLE. 4
TEÓRICO QUE DESENVOLVEU 5
PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 7
CONCEITO DE PATRIMÔNIO 10
FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 11
CAPITAL SOCIAL 12
Capital e Terceiro: 12
ANÁLISE DE MERCADO 13
DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO: 15
ESTRUTURA DE MERCADO: 16
CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 17
CONCIDERAÇÕES FINAIS: 19
REFERENCIAS 20
INTRODUÇÃO
O Presente Trabalho tem como objetivo precisar o conceito de ‘’ funções administrativas’’ de forma diferenciá-las das demais funções do órgão estatal. O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Neste Trabalho você terá algumas definições importantes para o estudo contábil envolvendo patrimônio, patrimônio liquida e estrutura de forma pratica. Será evidenciada também a importância do patrimônio das entidades como objeto de estudo da contabilidade. O desenvolvimento das empresas em qualquer lugar dos pais depende diretamente da existência de mecanismos adequados de financiamento que são os recursos que envolvem o capital social e capital de terceiros. Mostrando Análise de mercado, junto com a demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Possibilitando um grande crescimento das entidades, como elas devem ser estruturadas. O objetivo deste trabalho é conceituar os principais aspectos introdutórios de Ciências Contábeis.
CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO CONTROLE.
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Certos autores discutem se a função de Organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de funções das diversas unidades orgânicas do Sistema empresa. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados. O subestima gerencial as funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de gerência das organizações. Também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao Contrário das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou Assis temático, internalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo. Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares ele é internalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de organização, que decorre de algum tipo de planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, de fine a forma como as pessoas estarão a agrupadas a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc. Definidos o plano e a estrutura, vem a função de direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação, finalmente, identifica-se a função de controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.
Planejamento: Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
(Segundo Kawasnicka, 1995, p. 169). “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”.
Organização: Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.
Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação ou com os subordinados, superiores e pares, a obtenção motivação e desenvolvimento de pessoal.
Controle: Controle este diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido.
TEÓRICO QUE DESENVOLVEU
Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezado todas as demais.
Segundo Garcia e Brozo (2000) “as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas”.
A primeira escola foi Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as teorias posteriores, seja como crítica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relação humana logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica dita pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as teorias as outras teorias prévias. As origens
...