CUSTOS, DEMANDA, MERCADO E DEMAIS FATORES QUE IMPACTAM NA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS
Por: Diego Amaral • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 881 Palavras (4 Páginas) • 3.570 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA
SUPERVISIONADA
CUSTOS, DEMANDA, MERCADO E DEMAIS FATORES QUE IMPACTAM NA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS.
SÃO PAULO
2019
SUMÁRIO
1. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM ORGANIZAÇÕES AGROINDUSTRIAIS.......................................................................3
2. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM EMPRESAS VAREJISTAS..............................................................................................4
3. CONCLUSÃO..............................................................................................................5
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................6
- ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM ORGANIZAÇÕES AGROINDUSTRIAIS
Esta análise tem por objetivo analisar os custos e formação de preços das agroindústrias paraibanas. A pesquisa relacionada as organizações agroindustriais busca abordar preços sob a ótica da contabilidade com ênfase na gestão de custos como fator para determinar os preços para a agroindústria.
Poucas empresas na agroindústria utilizam a contabilidade, pois é vista como uma técnica que tem um retorno prático baixo e é reconhecida quase sempre por sua finalidade fiscal, não sendo utilizada pela equipe gerencial da empresa.
Como nos assegura Crepaldi (1993), pode se dizer que a precariedade da contabilidade nas empresas rurais brasileiras não é um problema apenas de pequenas empresas, mas também as de médio e grande porte. Neste contexto, fica claro que a meta de resultados financeiros fica comprometida diante do processo de globalização dos mercados.
Segundo Batalha (1997), pode se dizer que a agroindústria consiste na distribuição de suprimentos agrícolas e a soma de operações de produção, como armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas. Neste contexto, fica claro que este conceito é amplo e abrange diversas áreas da cadeia produtiva.
Já na visão de Pereira (1996), a agroindústria transforma o produto agropecuário manufaturado ou natural para tanto sua utilização final quanto intermediária.
Entretanto, este conceito se limita somente a transformação e processamento dos produtos de origem animal ou vegetal.
A definição de preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga para adquirir um produto e o que a empresa recebe em troca da venda do produto segundo Sardinha (1995).
Partindo da afirmação acima, podemos dizer que preço é o valor monetário pago pelo consumidor ao fornecedor de serviços e/ou bens, para satisfazer suas vontades, enquanto o fornecedor visa lucro.
Outra forma de precificação é a partir do mercado, onde o lucro é calculado pelo preço aceito pelos consumidores menos os custos e despesas variáveis como nos asseguram Bernardi (1996) e Cogan (1999). Desta forma, para que a margem de contribuição seja maior, as empresas precisam diminuir seus custos e despesas, elaborar estudos, para que os preços de seus produtos e/ou serviços não sejam inferiores aos custos e despesas não gerando lucro para a empresa.
Já Datar, Foster e Horngren (2004) dizem que o preço depende da oferta e da procura de um produto ou serviço. Os clientes, os custos e os concorrentes são as influencias que incidem sobre a oferta e a procura.
De qualquer maneira, o segredo é diferenciar o produto ou serviço dos concorrentes para que ele tenha um valor maior, abaixar os preços não irá trazer valor para o produto.
E entre a maioria das empresas de agronegócio o principal método de formação de preço de vendas foi o mark-up sobre o custo de produção. Mas algumas empresas utilizavam o método mark-up sobre valor de matéria-prima.
- ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM EMPRESAS VAREJISTAS
Nas empresas varejistas a formação de preços é mais utilizada e considerada como essencial para o crescimento dos negócios. Segundo a análise, a formação de preço deve considerar os custos, despesas, tributação entre outros que irão variar de acordo aos objetivos do negócio.
...