Capital De Giro
Trabalho Escolar: Capital De Giro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evinho30 • 9/10/2013 • 780 Palavras (4 Páginas) • 1.515 Visualizações
1) O que é Capital de Giro? Qual a sua importância na administração de uma empresa?
O capital de giro corresponde ao ativo circulante de uma empresa. Em sentido amplo, representa o valor total dos recursos demandados pela empresa para financiar seu ciclo operacional, o qual engloba a aquisição de matérias-primas ate a venda e o recebimento dos produtos elaborados.
Sua importância do Capital de Giro na administração de uma empresa é porque precisa recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeira) incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.
Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e sobras de recursos financeiros, e os reflexos gerados por decisões tomadas na empresa em relação a compras, vendas e administração do caixa.
2) O que é necessidade de capital de giro (NCG)? O que a NCG evidencia?
A Necessidade de Capital de Giro representa a diferença entre o Ativo Circulante Operacional e o Passivo Circulante Operacional. Se os recursos operacionais de giro, que correspondem ao Passivo Circulante Operacional, não forem suficientes para financiar as aplicações operacionais de giro, que correspondem ao Ativo Circulante Operacional, a empresa terá, então que recorrer a recursos externos a suas atividades operacionais . Os recursos para cobertura da NCG podem ser oriundos dos proprietários da empresa Capital de Giro Próprio ou de terceiros. Os recursos de terceiros podem ser de curto ou de longo prazo. Como exemplos de recursos de terceiros de curto prazo podem ser citados os empréstimos bancários de curto prazo e o desconto de duplicatas. Exemplos de recursos de terceiros de longo prazo são os financiamentos bancários de longo prazo.
3) O que é capital de giro liquido (CGL ou Capital Circulante Líquido CCL) ? Como é calculado?
Representa, de maneira geral, o valor liquido das aplicações (deduzidas das dividas a curto prazo) processadas no ativo (capital) circulante da empresa. A forma mais direta de obter-se o valor do capital de giro liquido é mediante a simples diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, ou seja
CGL(CCL) = ATIVO CIRCULANTE – PASSIVO CIRCULANTE
4) Comente a afirmativa a seguir : “O capital de giro circulante representa, quando positivo, um valor do ativo circulante superior ao passivo circulante, o que é entendido por muitos analistas como sendo uma folga financeira da empresa. Logo, toda empresa que tem um ativo circulante maior que o passivo circulante é uma empresa financeiramente sólida e de boa liquidez”
Se a empresa apresentar o ativo circulante maior que o passivo circulante isso revela a capacidade da mesma de cumprir com seus compromissos e obrigações em curto prazo, quanto maior for essa diferença melhor para empresa, mais agora não podemos afirmar que é uma empresa financeira solida e de boa liquidez pois estamos analisando apenas sua capacidade de honrar com os compromissos a curto prazo.
5) O que é capital de giro próprio?
É a diferença entre patrimônios liquido
...