Características do mercado em concorrência perfeita a longo prazo
Artigo: Características do mercado em concorrência perfeita a longo prazo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: racleide • 16/5/2014 • Artigo • 861 Palavras (4 Páginas) • 3.860 Visualizações
a) Concorrência – A Concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores / vendedores de um determinado bem e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio – lucros, vendas e / ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produto e serviços pós venda. É um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento dos recursos escassos disponíveis. Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogoda oferta e da procura, sem intervenção do Estado.
A concorrência divide-se em: Pura ou Perfeita
Na concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas empresas para o mercado, uma vez que não há barreiras ao acesso. Com o aumento do número de empresas no mercado e mantido constante o nível da demanda, os preços tenderão a cair e, consequentemente, também os lucros extraordinários, até que se retorne a uma situação onde só haja lucros normais, cessando também o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Uma característica do mercado em concorrência perfeita é a longo prazo, não existem lucros anormais ou lucros extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário.
Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais.
Neste tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), e o preço de equilíbrio, não é alterado pelos compradores.Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem, então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura econômica.
Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características:
1. Grande número de produtores e demandantes do produto
2. Produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes.
3. Não existem barreiras à entrada no mercado.
4. Transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
5. a não intervenção do Estado: o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda, onde o equilibrio é alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.
b) Riscos – Para que se possa ganhar poder, o negociador deve estar disposto a correrem alguns riscos, pois quanto maior a capacidade e a determinação para isto ele tiver, mais poder conseguirá.
Os negociadores devem correrriscos, porém arriscar-se é uma mistura de coragem, capacidade de análise e bom senso.
Não se deve confundir correr riscos com irresponsabilidade,
...