Concorrência Monopolista No Longo Prazo
Trabalho Escolar: Concorrência Monopolista No Longo Prazo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dea1129 • 28/9/2013 • 256 Palavras (2 Páginas) • 977 Visualizações
CONCORRÊNCIA é a disputa por um mercado de bens ou serviços, entre produtores, para angariar uma fatia maior de clientes. As variáves que orientam a concorrência no mercado são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade dos pontos de venda e a imagem do produtos frente aos consumidores.
Diferente da concorrência perfeita, a concorrência monopolistica caracteriza-se pelo fato de haver diversas empresas que produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos.
Entre os vários exemplos de concorrência monopólica é possível citar:
Marcas de creme dental;
Marcas de perfumes;
Marcas de detergentes.
Concorrência Monopolista no Longo Prazo
- Uma firma concorrente monopolista, ao contrário da firma monopolista, não obterá lucro extraordinário no longo prazo.
- No longo prazo, uma firma operando em regime de concorrência monopolista somente obterá lucro normal (lucro econômico zero – o que acontece quando o preço é igual ao custo médio e a empresa igualar a receita marginal ao custo marginal)
Por quê?
1) Suponhamos que uma firma concorrente monopolista esteja obtendo um lucro extraordinário. Atraídas pela possibilidade de obter lucro extraordinário outras firmas entrarão na indústria.
2) Devido a competição, a firma em questão sofrerá uma redução na demanda, ou seja, a sua curva de demanda vai se deslocar p a esquerda.
3) Com a entrada de mais firmas, a curva de demanda vai continuar a se deslocar para a esquerda até que a firma em análise e as outras tenham seus lucros econômicos reduzidos a zero.
4) Quando o equilíbrio de longo prazo for atingido, não haverá nenhum incentivo para novas firmas entrarem ou saírem do mercado.
...