Conceitos e ferramentas de gestão empresarial
Tese: Conceitos e ferramentas de gestão empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandersonc2 • 18/11/2013 • Tese • 646 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
INTRODUÇÃO:
O movimento do empreendedorismo é tema de interesse no Brasil e no mundo, Por esse motivo nas ultimas décadas houve uma expansão acelerado de cursos de programas sobre empreendedorismo em diversos níveis. Novas formas de fazer negocio possibilitadas pelos avanços tecnológicos alcançados mundialmente e pela estabilidade econômica nacional, passaram a ser objeto de estudos.
A importância do empreendedor e seu papel no cenário econômico e social é indiscutível. Mas o que é empreendedorismo?
O empreendedorismo é um tema que atrai a atenção de estudiosos há muito tempo. A sua relevância esta associada com os potenciais benefícios que a ação empreendedora acarreta inicialmente considerada de forma restrita, como um fenômeno associado a criação de empresas . O empreendedorismo teve seu significado ampliado para manifestações humanas voltadas para realização de novos projetos organizacionais independente já existente. O empreendedorismo é um fenômeno complexo, pode-se aprender sobre esse fenômeno analisando as dimensões relacionadas ao individuo, ao empreendimento e ao contexto. Qualquer analise fragmentada em cada uma dessas dimensões será necessariamente incompleta .
A configuração dessas dimensões em um modelo integrado é um ideal de busca e entendimento que mesmo sendo alcançável, pode ser aproximado pela forma como o fenômeno se apresenta ao estudo do tema.
METODOLOGIA:
As formas de se conhecer um pouco mais sobre o fenômeno crescente do empreendedorismo, é com artigos escritos por autoridades no assunto, literaturas conhecidas, SEBRAE e até mesmo discussões em grupo.
Desta forma acompanharemos ao longo do texto, alguns aspectos, conceito e praticas do empreendedorismo.
OBJETIVO:
O objetivo é apresentar os conceitos e ferramentas da gestão do empreendedorismo que poderão ser usados em trajetos profissionais. Esperamos despertar o interesse para construção de um espírito empreendedor e ações baseadas em ferramenta de gestão.
DISCUSSÃO:
A discussão sobre empreendedorismo tem se intensificado nos últimos anos, principalmente devido ao rápido avanço tecnológico, que requer um numero cada vez maior de empreendedores. O avanço econômico aliado com a satisfação da economia e dos meios de produção e serviços, gerou uma necessidade de formalização de conhecimento que antes eram obtidas de formas empírica. Esses fatores nos levaram ao que chamamos de “ A era do empreendedorismo “, pois são os empreendedores que estão atualmente criando novas relações de trabalho, novos empregos,quebrando antigos paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
Dada a sua importância para o desenvolvimento econômico o empreendedorismo tem sido o centro de políticas publicas em diversos países como Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Israel e França. No Brasil o movimento do empreendedorismo se deu a partir da década de 90 com a criação de entidades como o SEBRAE e SOFTEX. Antes deste período, o ambiente político e econômico do Pais não eram propícios e os empreendedores não obtinham informações suficientes
...