Concorrência nos negócios
Tese: Concorrência nos negócios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: harmonia40 • 2/3/2014 • Tese • 355 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?
Porque na concorrência perfeita cada produtor deve vender ao nível de preço que se regista no mercado, ou seja, é uma empresa que não tem como influenciar o preço de mercado, determinando seu próprio preço ao nível daquele de mercado. Portanto, um concorrente não tem justificação para cortar o preço de mercado. Além disso, não aumentará o seu preço acima do preço de mercado, pois então a empresa não venderia nada,pois os consumidores prefeririam comprar mais barato aos seus concorrentes e se abaixasse o preço de mercado, originará em uma acumulação de prejuízos não sustentáveis no longo prazo.
3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?
O lucro normal reflete o real custo de oportunidade do capital empregado na atividade empresarial. É o valor que o mantém na atividade. O lucro normal pode ser associado a uma espécie de taxa de rentabilidade média do mercado e o que exceder ao lucro normal é chamado de lucro extraordinário. A longo prazo, em concorrência perfeita, só existem lucros normais com a atração de novas firmas, a oferta de mercado aumenta, e a tendência é de que os lucros extraordinários tendam a zero, existindo apenas os lucros normais.
4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?
O preço de equilibro é determinado pela intração entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas. A concorrência perfeita surge se a escala mínima eficiente de um único produtor é pequena em relação à demanda pelo bem ou serviço. A escala mínima eficiente de uma empresa é a menor quantidade de produção na qual o custo médio de longo prazo atinge seu nível mais baixo. Nos casos em que escala mínima eficiente de uma empresa é pequena em relação à demanda do mercado, há espaço para muitas empresas na indústria.
Em mercado "perfeitamente competitivo", um modelo idealizado, firma não lucra, vende/oferta a preço de custo (P=Cmg), e a demanda, da mesma forma, compra ao preço de custo oferecido (P=Cmg) a quantidade máxima.
...