Contabilidade De Custo
Artigo: Contabilidade De Custo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marleyb • 10/11/2014 • 640 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Lei Áurea
Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.
Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.
De todos os países do continente americano, o Brasil foi o último a abolir a escravidão. Ainda hoje, mais de um século depois de aprovada a Lei Áurea, o regime escravocrata ainda resiste em lavouras e grandes pedaços de terra.
O que foi feito para evitar insurgências e rebeliões entre etnias?
Do século XVI ao XIX desembarcaram no Brasil entre 3 milhões e 6 milhões de cativos da África com etnias diferentes. E para evitar conflitos entre os povos, alguns senhores de escravos adotou a política de dispersão que separavam os escravos por meio de suas etnias, evitando que se encontrassem e iniciassem conflitos, com isso poderia haver um clima sem brigas, com isso, alguns escravos conseguiam fugir das mãos do seu dono.
Quilombos
Os quilombos eram espécies de comunidades compostas por ex-escravos que fugiam das fazendas na época do Brasil Colonial. O período de maior formação dos quilombos foi entre os séculos XVI e XIX. No Brasil, abrigavam também minorias indígenas e brancas.
Os quilombolas eram aqueles que habitavam os quilombos, ou seja, ex-escravos de origem africana que conseguiam fugir das fazendas e engenhos e buscavam moradia nestes quilombos. Eram muito comuns os fazendeiros e senhores de engenhos contratarem homens armados para desfazerem os quilombos e capturar os escravos fugitivos.
O quilombo que ficou mais conhecido foi o de Palmares. Teve como um dos principais líderes o ex-escravo conhecido como Zumbi dos Palmares.
Mobilidade social
Mobilidade social significa o fenômeno em que um indivíduo (ou um grupo) que pertence a determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social.
A mobilidade social no Brasil tem crescido rapidamente nas últimas décadas, e segundo dados do IBGE, de 1970 até 2000, aumentou para 63%. Apesar disso, não é possível afirmar que a mobilidade social é sinônima de igualdade social.
Mobilidade ocupacional
O estudo da mobilidade ocupacional é relacionado com as pessoas que se transferem de um grupo ocupacional para outro, através de uma mudança de ocupação. A orientação profissional pode, também, ocasionar alterações na estrutura ocupacional de uma população. A denominação de mobilidade ocupacional, também conhecida de mobilidade do emprego, ou mudança de empregador, se refere a mudança no ramo de atividade econômica.
A população afro-brasileira enfrenta, há séculos, inúmeras
...