Contabilidade De Custos
Ensaios: Contabilidade De Custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: humc • 20/9/2014 • 3.797 Palavras (16 Páginas) • 632 Visualizações
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Essa disciplina pretende contribuir no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao profissional de contabilidade e áreas correlatas que possibilitem registrar, apurar e divulgar informações de custos relacionadas a gestão das organizações.
A contabilidade de custos surgiu com o objetivo primeiro de controlar o patrimônio. Sua evolução acompanhou o desenvolvimento da economia e consequentemente os anseios dos usuários da informação.
No atual contexto, onde a competitividade acirrada exige novos modelos de negócios, a contabilidade de custos deve suprir as organizações de informações que garantam sua perenidade neste mercado. Seu vinculo com a estratégia é essencial para que as organizações logrem êxito, dado que, de uma maneira bastante simples, os preços neste contexto dependem do mercado, uma maneira de maximizar as margens de lucros é reduzindo os custos. Observa-se que o lucro é máximo quando o custo é mínimo.
O aluno nesta disciplina deverá conhecer e aplicar os conceitos de custeamento dos estoques, rateio dos custos indiretos e apuração do resultado.
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS – AULA 01
Ao final desta aula você será capaz de:
• utilizar as estruturas de custos abrangendo sua inclusão como ferramentas de gestão das empresas;
• compreender a atualidade e a relevância dos fundamentos de custos para o profissional das áreas de Administração e de Contabilidade;
• conhecer conceitos, tipos e terminologias de custos.
CONCEITO:
A contabilidade de custos surgiu durante a Revolução Industrial pela necessidade de se ter um controle maior sobre os valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria e, também, pela necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir. A contabilidade de custos objetiva a mensuração dos gastos necessários à produção de um bem ou de serviços. Já a contabilidade financeira tem por finalidade básica promover o registro dos fenômenos econômicos e financeiros que afetam o patrimônio de uma entidade.
APLICAÇÃO:
Inicialmente a contabilidade de custos foi concebida para o setor industrial, sendo que, posteriormente, passou a ser utilizada também nos setores de comércio e serviços.
ENTIDADES QUE UTILIZAM:
As entidades que utilizam a Contabilidade de Custos são as instituições financeiras, as lojas comerciais, a construção civil, as indústrias e quaisquer atividades econômicas que necessitem de identificar o valor de custo do objeto do seu negócio.
O sistema contábil é o principal – e o mais confiável – sistema de informação quantitativo em quase todas as organizações.
Principais objetivos do sistema contábil:
- Atribuição de responsabilidades entre os diversos executivos e departamentos envolvidos
- Subsídio do estabelecimento dos preços de venda
- Apuração do custo dos produtos, dos serviços e dos departamentos
- Apuração da rentabilidade dos produtos, dos serviços e dos departamentos
- Atendimentos das exigências contábeis e de auditoria
- Atendimentos de exigências fiscais
- Controle dos custos de produção
- Controle da movimentação interna e externa das mercadorias
- Melhoria de processos e eliminação de desperdícios
- Auxílio na tomada de decisões gerenciais
- Otimização de resultados
Contabilidade Financeira, Gerencial e de Custos
A Contabilidade Financeira se condiciona às imposições legais e requisitos fiscais.
(Usuário Externo)
• Informa a terceiros sobre o desempenho geral da empresa, através dos demonstrativos contábeis.
• Segue os princípios fundamentais de contabilidade, fisco e órgãos reguladores.
A Contabilidade Gerencial é voltada à administração da empresa, não se condiciona às imposições legais, tem objetivo de gerar informações úteis para tomada de decisões.
(Usuário interno)
• Mensura e relata informações financeiras bem como outros tipos de informações que ajudam os gerentes a atingir as metas da organização.
Contabilidade de Custos: voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. Mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira.
Gerenciamento de Custos e Sistemas Contábeis
O Gerenciamento de Custos e Sistemas Contábeis é aplicado com o objetivo de satisfazer os clientes enquanto reduz e controla os custos beneficiando a empresa na plenitude de sua gestão. Um importante componente do gerenciamento de custo é o reconhecimento de que decisões sobre aquisições tomadas hoje muitas das vezes comprometerão a organização na inocorrência de custos subsequentes.
1- Elementos de Controle Gerencial
2- Planejamento
3- Controle
Classificação e apropriação dos custos
Os custos são essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem de arcar a fim de atingir seus objetivos.
• Gastos são o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer.
• Os custos são os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na
...