Contabilidade Gerencial
Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pattymendonca • 14/9/2014 • 2.315 Palavras (10 Páginas) • 225 Visualizações
INTRODUÇÃO
Abordaremos nesse desafio a Contabilidade gerencial que pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a varias técnicas e procedimentos contábeis tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório. Esperamos alcançar o resultado esperado.
Contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial é um processo de produzir informações operacionais e financeiras, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil, para aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações. Seu objetivo principal é fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais, é utilizada também como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação. A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados. A Contabilidade Gerencial tenta, ao mesmo tempo, ser abrangente e sucinta, ajustando-se constantemente para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios.
Existem três macros conjuntos de informações; o primeiro conjunto, usado para satisfazer a alta administração da empresa, essa informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da media administração, neste grupamento as informações, objetiva suprir a demanda da media administração, neste grupamento as informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial. Por ultimo temos o gerenciamento contábil especifico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividade operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor especifico. Os objetivo dos sistemas contábeis são: Controle Operacional–Fornece Informação (feedback)
sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos
recursos para se produzir, vender e entregar um produto
ou serviço aos clientes.
Controle administrativo – Fornece informação sobre o
desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
Controle estratégico – Fornece informações sobre o
desempenho financeiro e competitivo de longo prazo,
condições de mercado preferência dos clientes e
inovações tecnológicas.
A contabilidade financeira geralmente termina em; Balanço Patrimonial, Demonstração De Resultados, Demonstração Das Mutações do Patrimônio Liquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. E a contabilidade gerencial inicia utilizando; orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma frequência regulamentada, anual, mensal, os últimos são
elaborados de acordo com a necessidade da
administração da entidade. Os usuários das informações geradas são, no caso da Contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos.
As principais funções do contador gerencial são:
1. Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;
2. Fazer compilação, síntese e análise da informação;
3. Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;
4. Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;
5. Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;
6. Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;
7. Comparar o desempenho esperado com o real;
8. Pensar e planejar a administração tributária;
9. Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;
10. Proteger os ativos da empresa;
Podemos definir como característica do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o controller forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão tomada pela alta administração.
Deve ser também uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis,pois é ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.
Custos são os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da
...