Contabilidade Gerencial
Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emeeme2 • 11/3/2015 • 257 Palavras (2 Páginas) • 676 Visualizações
Horngren (2000, p. 13) afirma: “A contabilidade financeira e a contabilidade Gerencial (administrativa) teriam melhores denominações se fossem chamadas, respectivamente, de contabilidade externa e contabilidade interna.” O mesmo autor (2000, p. 13) faz a seguinte distinção entre a contabilidade financeira (geral) e a contabilidade gerencial (administrativa):
A ‘contabilidade financeira’ enfatiza o preparo de relatórios de uma organização para externos, como, por exemplo, bancos e o público investidor. A ‘contabilidade administrativa’ enfatiza o preparo de relatórios para os usuários internos, como os presidentes, os reitores e os chefes de equipes médicas.
A Contabilidade Financeira, ou Geral, por ser uma ciência social, é universal. Obedece aos princípios e às convenções contábeis geralmente aceitos que, em muitos casos, são passíveis de adaptações em função do próprio ambiente interno (mercado e política econômica e financeira) de cada país. A forma e a falta de padronização de apresentação das informações de desempenho pela Contabilidade Financeira ou Geral trazem dificuldades para os gestores (usuários internos) em suas análises e tomadas de decisões. A Contabilidade Gerencial, por meio de informações mais precisas e atualizadas, permite a elaboração de relatórios gerenciais, tornando-os uma ferramenta útil que auxiliará o gestor em suas funções de análise e controle.
São vários os usuários da contabilidade financeira e da contabilidade gerencial. Como em muitos casos seus interesses são diferentes, utilizam-se das informações contábeis geradas para a compreensão e obtenção de dados que os auxiliem em análises e/ou tomadas de decisões.
Os quadros a seguir apresentam as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira, seus vários usuários e tipos de interesses.
...