Contabilidade Societaria
Casos: Contabilidade Societaria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caique94 • 10/9/2014 • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 358 Visualizações
1)- De acordo com o CPC, qual o objetivo dos pronunciamentos contábeis
Tem como objetivo estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira às normas internacionais de contabilidade.
2) Defina e conceitue Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia qualitativa e quantitativamente sobre um período determinado, a posição patrimonial e financeira da empresa. Já que tem caixa, dividas, patrimônio e pagamentos a receber.
3)- Quais as Demonstrações Contábeis Obrigatórias segundo o CPC 26.
Segundo o Cpc 26 as demonstrações obrigatórias são as seguintes: Balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração do resultado abrangente, demonstrações da mutação do patrimônio liquido, demonstrações do fluxo de caixa, notas explicativas, balanço patrimonial do inicio do período mais antigo e demonstração do valor adicionado no período.
4)- Segundo a Lei das Sociedades Anônimas como pode ser formado o Capital Social da Sociedade.
O capital Social da Sociedade pode ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
5)- Defina Ativo imobilizado e ativo intangível.
O ativo imobilizado é formado pelos bens e direitos precisos para a manutenção da atividade da empresa, caracterizados por se formam de forma tangível também atinge os custos das benfeitorias realizadas em bem locados ou arrendados. Os ativos intangíveis são aqueles que não tem existência física, como por exemplo os direitos de exploração dos serviços públicos com permissão do poder publico, marcas e patentes e softwares.
6)- Quais os objetivos das seguintes demonstrações: BALANÇO PATRIMONIAL; DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO, DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO, DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA , DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO E NOTAS EXPLICATIVAS
Balanço patrimonial tem como objetivo, é apresentar de forma ordenada a situação econômica e financeira em um determinado momento.
Demonstrações do resultado do exercício tem como objetivo apresentar de forma resumida e vertical o resultado em relação ao conjunto de operações realizadas em um período.
Demonstraçoes das mutações do patrimônio liquido é mais completa já que mostra todas as contas do patrimônio liquido durante o exercicio, inclusive a formação e utilização das reservas de lucros.
Demonstraçoes de fluxo de caixa determina a origem do dinheiro que entrou no caixa, e o resultado do fluxo financeiro. A Dfc é contida no balanço patrimonial da empresa.
Demonstraçoes do valor adicionado é o que mostra os valores correspondentes a formação da riqueza gerada pela empresa.
Notas explicativas tem como objetivo fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial ou seja, uma conta, saldo ou transação, de valores relativos ao resultado do exercício.
7)-A lei 6404/76 que rege sobre as Sociedades Anônimas foi modificada por outras duas leis, quais são elas e qual a data das referidas leis.
As alterações foras pelas seguintes leis: Lei 11638/07 em 28 de dezembro de 2007 e a lei 11941/09 em 27 de maio de 2009
8)- Informe qual a alteração da estrutura do Balanço Patrimonial a partir de 2007
Criação do subgrupo “Intangível” no Permanente, desdobrado do subgrupo Imobilizado;
Extinção da possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado e, consequentemente, eliminação das Reservas de Reavaliação;
O uso do subgrupo Diferido fica restrito ao registro das despesas pré-operacionais e aos gastos de reestruturação;
Eliminação da conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” mantendo somente a conta “Prejuízos Acumulados”;
Criação, no Patrimônio Líquido, do subgrupo “Ajuste de avaliação patrimonial”, englobando:
Como “Reservas de Capital”, passam a ser considerados apenas os ganhos relacionados com o capital social da empresa;
9)- Segundo a lei 6404/76 como deve ser apresentado as contas que compõem o Balanço Patrimonial no tocante a sua sequência.
No ativo: ativo circulante;
ativo realizável a longo prazo;
ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido
No passivo: passivo circulante;
passivo exigível a longo prazo;
resultados de exercícios futuros;
patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação,
reservas de lucros e ou prejuízos acumulados
10)- Definir Reservas de Capital e dê um exemplo
As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa. Exemplo: Reserva de Correção Monetária do Capital Realizado;
11)- Definir Reserva legal e dê dois exemplos.
A reserva legal tem como objetivo
...