Contexto Empresarial
Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maurolnm • 8/10/2013 • 646 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
A Função administrativa esta relacionada com a integração das outras cinco funções, ou seja, é responsável pela integração entre as funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança. Para Fayol, nenhuma das outras tem a incumbência de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.
Foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas, na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Ele definiu cinco elementos básicos do processo administrativo que são utilizados até hoje, que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
O Patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma entidade.
Parte jurídica e material da azienda (FERREIRA, 1994)
Conjunto de riquezas e propriedades de alguém (PADOVEZE, 2000)
Entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. (Conselho Federal de Contabilidade, 2006)
Fontes de recursos
Capital de terceiros:
Fornecedores
Credores diversos
Governo
Instituições financeiras
Funcionários
Debenturistas
Capital próprio:
Acionistas
Proprietários
O Mercado é o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econômica.
De qualquer modo , o mercado representa qualquer lugar onde grupo de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços. Não necessariamente é preciso a presença física para se consumar o mercado, sobretudo atualmente, com os modernos meios de comunicação e formas de comércio.
A Demanda ou procura segundo Vasconcellos e Garcia (2000) pode ser definida como um determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e gosto ou preferencia do individuo.
Diferente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a Lei Geral da Oferta.
Oferta pode-se conceituar como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma forma que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e da tecnologia (VASCONCELLOS; GARCIA,2000).
A Lei da oferta e da procura leva a uma tendência de equilíbrio do mercado. A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço de um determinado mercado.
A interação entre oferta e procura, que vai
...