Contexto Empresarial
Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: candynobre • 25/4/2014 • 4.495 Palavras (18 Páginas) • 199 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tenta mostrar ações que ajudarão a entender melhor o contexto empresarial, suas principais características e sua relação com as funções básicas do Administrador em conjunto com o Contador, mostrando que a contabilidade trouxe enorme contribuição à administração, permitindo novas técnicas de planejamento e controle de recursos materiais, financeiro, humanos e sobretudo uma ferramenta que dá suporte na tomada de decisões , com a visão de que: a sua melhoria é igualmente fundamental para a eficiência dos mercados de produtos.
O objetivo deste trabalho foi estimular prática de estudos independentes visando uma progressiva autonomia intelectual e profissional do aluno no curso de Ciências Contábeis, fortalecerem a articulação da teoria, valorizando a pesquisa individual, e estimular o aluno a buscar informações de várias fontes.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTEXTOS EMPRESARIAIS
2.1.1 Conceitos e Funções Administrativas
A contabilidade é importante para o administrador, por que é vital na apuração das informações e fatos, para que haja um bom desempenho na tomada de decisões de uma empresa. Administração é o processo de êxito dos objetivos organizacionais de maneira eficiente eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização da liderança, direção e do controle dos recursos organizacionais.
Denomina-se empresa, um agrupamento de pessoas, uma organização humana com competência de atividades e responsabilidades entre as várias pessoas que a compõe de modo que possam alcançar com êxito, objetivos planejados, a empresa só conseguirá atingir seus objetivos se houver uma organização prevista e determinada pelo planejamento global, uma corporação capaz de apurar os resultados reais contra ou a favor dos planos de meta ou seja é preciso ter uma eficiente administração.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos, tanto na administração quanto de seus membros. Montana; (Charnov 2003 p. 02)
Entre uma decisão e uma ação deve existir planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento, por meio dele a empresa irá se preparar, estabelecendo objetivos e realizando previsões futuras.
Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado. (Kowasnicho 1995, p. 169)
Para corrigir qualquer desvio significativo e para ter certeza que as atitudes estão sendo realizadas na empresa como planejadas, é preciso ter controle, função administrativa que envolva esse processo de monitoramento, a sua eficácia é determinada pelo quanto facilita o alcance do objetivo. Muito embora a administração tenha surgido como ciência no século XX, as pirâmides do Egito, as cidades e a administração dos impérios, como Império Romano, demonstram a utilização de estruturas organizadas para sua execução.
Um dos grandes marcos para a administração foi sem dúvidas a Revolução Industrial, pois a invenção da maquina a vapor possibilitou o surgimento de uma nova forma de organização do trabalho.
Com a invenção da maquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época. (Chiavenato 2000 p. 30)
Fayol desenvolveu a teoria clássica, Segundo Fayol a administração tem seis funções básicas; Funções técnicas -relacionados com a produção de bens ou de serviços da empresa; Funções comerciais- relacionadas com a compra, venda e permutação; Funções financeiras- relacionados com a procura e gerencia de capitais; Funções de segurança- relacionadas com a proteção e preservação de bens; Funções contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatística. As funções Administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa pairam do sempre acima delas.
Função administrativa foi dividida em cinco funções especificas: previsão, organização, comando, coordenação e controle, o que ele denominou como processo administrativo.
Ele desenvolveu princípios que podem ser estudados de forma complementar às teorias de Taylor, foram criados 14 princípios :
1-Divisão do trabalho: O aumento da produtividade dá- se pela especialização dos operários e dos executivos da empresa.
2- Autoridade e responsabilidade: Responsabilidade é a contrapartida da autoridade, autoridade é o direito dos superiores dar ordens que pressupões serão obedecidas pelos operários.
3-Unidade de comando: Os operários receberão ordens de uma única pessoa/ setor.
4-Unidade de direção: O objetivo é único para todo o grupo.
5-Disciplina: Norma única de conduta para todo o grupo, a ausência de disciplina pode arruinar a empresa.
6-Prevalência de interesses gerais: Não poderá haver interesse individual, o grupo é o que vale.
7-Remuneração: Leva em consideração a satisfação das partes, empresa e funcionários.
8- Centralização: Toda decisão é centralizada, mantendo a coerência com a Unidade de Comando e de Direção.
9-Hierarquia: É mantida a escala hierárquica rigidamente.
10- Ordem: Cada coisa em seu lugar.
11- Equidade: A justiça deve prevalecer no ambiente de trabalho.
12- Estabilidade dos funcionários: Deverá ser evitada a rotatividade dos funcionários, por entender que mudanças constantes são prejudiciais para a empresa e para os trabalhadores.
13- Iniciativa: todo plano traçado deve ser cumprido.
14- Espírito de corpo: Os propósitos da empresa e do grupo devem ser coincidentes todos envolvidos precisam Ter consciência disto.
2.1.2 Teorias da Administração
Foram
...