Contexto Empresarial
Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: algo.silva • 6/5/2014 • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
Introdução
No texto a seguir, vamos entender um pouco do contexto empresarial, primeiramente é resumido as teorias administrativas e seus diferentes ênfases ao longo do tempo. E ao longo do trabalho e explicado alguns aspectos importantes para o desenvolvimento de uma organização empresarial.
Abordamos o conceito de patrimônio antigamente e hoje, a diferença do capital social e de terceiros e a importância da analise do mercado antes da implantação do negocio, além dos tipos de mercados e as definições de demanda e oferta. E o exercício da responsabilidade social nas empresas que originou a contabilidade social.
1. Contexto empresarial
Alguns aspectos dão diretrizes aos administradores, os conceitos da teoria da administração foram se completando e alterando suas ênfases conforme a necessidade de cada época.
O nome Administração de acordo com dicionário significa direção, tendência a subordinação ou obediência, a funções administrativas são baseadas em estudos que dão esta direção para que a empresa atuar com eficiência e eficácia.
As primeiras teorias administrativas surgiram em 1903 com a administração cientifica onde a ênfase era as tarefas, o lema era produzir mais com menos esforços, nesta época o homem trabalhava em troca de recompensas e não era levado em conta o cansaço mental e nem o ambiente de trabalho. Logo depois as administrações estavam voltadas a estrutura a uma organização mais formal e burocrática. Após 1932 a ênfase era nas relações humanas, passando para ênfase nos ambientes até as técnicas mais modernas da gestão administrativa.
Os Principais processos administrativos são: Planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo Peter Drucker.
Transformar a informação em conhecimento e este em ação é a função especifica do administrador e da administração.
Planejar: elaboração e implementação do planejamento.
Organizar: Dividir o trabalho e as tarefas de acordo com seu nível hierárquico.
Dirigir: Dar instruções para que o plano seja executado em direção aos objetivos a atingir.
Controlar: Controlar as ações e corrigir alguns desvios para se atingir o objetivo estabelecido no planejamento.
Hoje com o crescimento da concorrência e a aceleração da mudança tecnológica, uma organização possui competitividade com conhecimento pleno nos contextos empresariais. A Necessidade de tomadas de decisões rápidas e eficácias fazem uma grande diferença nas empresas sendo elas com fins lucrativos ou não.
2. O que é Patrimônio.
De acordo com o código civil (artigo 91 do Código Civil – Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002) Patrimônio é uma universalidade de direitos; conjunto de relações ativas e passivas de uma determinada pessoa física ou jurídica dotadas de valor econômico.
Mauro Penteado, especialista na matéria, diz:
A palavra ‘patrimônio’ designa, em sua acepção corrente, o conjunto de bens pertencentes a uma determinada pessoa.
Em contabilidade o Patrimônio de uma empresa são os bens, diretos e obrigações, Representadas em ATIVO e PASSIVO:
ATIVO - São bens e direitos permanentemente econômicos para uso, troca ou consumo.
Exemplo:
Bens - maquinas, instalações, dinheiro etc.
Direitos – Contas a receber, duplicatas a receber, ações etc.
PASSIVO – obrigações com a própria empresa com terceiros.
Exemplo:
Obrigações – Contas a pagar, capital de terceiros etc.
3. Capital Social e Capital de Terceiros.
O Termo capital social esta presente a muito tempo nos estudos de pensadores. Em, 1916 segundo Hanifan o capital social refere-se a coisas importantes para pessoas, coisas intangíveis, nos dias de hoje o Capital Social é um termo usado para identificar investimento inicial que os sócios ou acionista fazem em uma empresa, quando o sócio não dispõem desta quantia ele pode adquirir com terceiro este valor, por meio de empréstimos, sendo assim este recursos são identificados na empresa como Capital de terceiros.
Na contabilidade o capital social faz parte do patrimônio liquido da empresa já o capital de terceiro faz parte dos passivos exigíveis
4. Analise de mercado
Para constituir uma organização primeiramente é aconselhável um estudo do mercado onde a atividade de serviço ou produto será inserida. Providenciar um plano no negocio antes de implantado aumenta as chances de a empresa progredir e ter vantagens competitivas diante dos seus concorrentes.
Pesquisar o mercado é um investimento mesmo que a longo prazo, e uma atividade fundamental para um bom desempenho nas fases do negocio.
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado.
Demanda é a quantidade de um determinado produto ou serviço que o consumidor deseja adquirir em um período, levando em consideração o preço e sua renda.
Oferta é como uma quantidade de serviço ou produtos, os produtores desejam vender. Esta oferta é relacionada diretamente com a lucratividade de quem esta fornecendo.
É
...