TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 12

O lixo é tudo aquilo que reputamos como desnecessário e descartamos em algum lugar. Há lixos de todos os tipos e sendo produzidos e descartados de várias maneiras. Uma das formas mais comuns de classificar o lixo é separá-lo quanto ao tipo dele em si, como orgânico, eletrônico, hospitalar, radiativo, industrial, entre outros.

O lixo é um dos mais sérios problemas sanitários e ambientais do mundo moderno. Além de degradar o meio ambiente, quando disposto de forma inadequada gera a proliferação e disseminação de doenças, colocando em risco a saúde de todos os seres, inclusive a dos humanos.

O lixo que é incômodo e nocivo à saúde das pessoas, causando prejuízos econômicos, pode também ser fonte de recursos para pessoas de baixa renda. Seja nas indústrias, pela utilização de resíduos potencialmente recicláveis, como pela criação de novas oportunidades de emprego e geração de renda.

Atualmente, as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta daquela norteadora de uma sociedade de consumo.

Um dos lixos que agridem nosso meio ambiente é os remédios jogados fora de forma inadequada. Muitos são os problemas que podem acontecer quando á o descarte indevidos de remédios no lixo.

Jogar na lixeira de casa envelopes de comprimidos que não são mais usados ou restos de xaropes vencidos pode ser uma atitude aparentemente inofensiva e até mesmo comum para muitas pessoas. Porém, se desfazer de medicamentos sem o devido cuidado pode causar danos ao meio-ambiente e riscos à saúde da população.

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por ano são jogados fora entre 10 e 28 mil toneladas de remédios no país. O órgão já estuda, inclusive, formas de conscientizar as pessoas para o correto descarte, visto que no Brasil ainda não existe uma legislação que trate do assunto.

De acordo com a secretaria de saúde, a orientação é de que remédios não utilizados sejam entregues em postos de saúde, vigilâncias municipais e farmácias. Em alguns locais, entretanto, existem alguns pontos extras, como os Colégios, contribuem para a conscientização dispondo de caixas de descarte correto".

Conforme uma farmacêutica, não são apenas os remédios com data de validade vencida que precisam ter destinação adequada. Também os que ainda podem ser consumidos mas não serão mais utilizados devem ser deixados nos postos de coleta. Às vezes acontece de a pessoa tomar um, dois remédios e o restante da caixa sobrar. Tem muitos pacientes que pegam o medicamento, não usam e ficam acumulando em casa acaba vencendo o rémedio e depois vai pro lixo.

Conforme ela, o descarte correto contribui principalmente com a preservação do meio-ambiente e da saúde. "Colocar no lixo ou no esgoto pode contaminar o solo e a água. E o uso incorreto e em excesso é muito perigoso, porque o remédio é uma droga e causa efeitos colaterais", alerta.

Antes de descartar remédios fora devemos lembrar das reaçoões químicas que podem ocorrer no meio ambiente. Muitas são as dúvidas, aonde será que é o melhor lugar para se jogar o resto do remédio? No vaso sanitário? Na pia do banheiro? Ou no lixo comum? Pois é, quando achamos que todos esses locais são adequados, se enganamos muito. Não podemos jogar remédiosem nenhum dos lugres citados.

Quando jogamos remédios fora que vão ao solo estamos nos contaminando a nós mesmos. Jogar medicamentos em um dos locais acima citados, estamos contaminando lençóis freáticos e impactando o meio ambiente.

Antes de falar das conseqüências e influências que esses componentes podem causar, vamos entender como funciona a nossa camada de solo.

Dentro de um ecossistema, o solo é o elemento que desempenha a importante atividade de sustentar e alimentar os vegetais,além de funcionar como reservatório de água deste ecossistema. O solo é , também, um sistema vivo, uma vez que contém em si uma imensa quantidade de formas de vida como: vírus, bactérias, fungos.

Ja os lençóis freáticos é caracterizado como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga. A figura abaixo representa o processo do ciclo da água. O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.

Este é um exemplo bem claro, só olhando a imagem vamos entender, nem precisa explicar muito. Tudo o que jogamos no meio ambiente, todo e qualquer lixo inclusive medicamentos, volta para nos agredir de uma forma ou outra. Medicamentos jogados no meio ambiente afeta as plantas, as águas, os solos e os animais.

Depois de ter entendido melhor sobre o solo, lençóis freático e o ciclo de chuva, vamos entender quais são as reações que acontecem no meio ambiente com o descarte de remédios no meio ambiente.

Estudos mostram que várias substâncias existentes nos fármacos são resistentes ao processo de tratamento, permanecendo no meio ambiente por longos períodos, acarretando sérios riscos socioeconômicos e ambientais que devem ser levados em consideração no momento do descarte desses fármacos no ambiente.

Dentre os riscos apresentados pelo descarte incorreto de medicamentos, destaca-se: a contaminação dos recursos hídricos que provoca o surgimento de diversas doenças na população e a extinção de diversas espécies da fauna e flora do local. Outro problema grave que deve ser considerado é o fato de que esses produtos acabam com microorganismos menos fortes, deixando vivos apenas os mais resistentes. Assim, uma bactéria presente em um rio que contenha traços de antibióticos pode adquirir resistência a essas substâncias.

Segundo o chefe da ANVISA ele salienta que no meio ambiente já foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com