Contexto Empresarial
Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: t0802r0610 • 7/6/2013 • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 330 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS...........................................................................................................9
APÊNDICES..............................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
.
Através deste trabalho pretendo mostrar o papel do administrador no contexto empresarial.
Dissertarei sobre as funções administrativas, o patrimônio, análise de mercado, demanda e oferta e a contabilidade como ferramenta para uma administração com responsabilidade social.
2 DESENVOLVIMENTO
A administração é exercida em todos os níveis organizacionais e se aplica a qualquer porte de empresa nos diferentes setores. Mas como exercer a função de administrar¬; Segundo CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo em síntese, pondera-se que a função administrativa pode ser entendida como "aquela exercida pelo Estado ou por seus delegados, subjacentemente à ordem constitucional e legal, sob regime de direito público com vistas a alcançar os fins colimados pela ordem jurídica".
Henri Falou foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: PREVER, ORGANIZAR, COORDENAR, COMANDAR e CONTROLAR. Estes elementos básicos da administração prevalecem até hoje. Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da administração. Atualmente sobretudo com as contribuições da abordagem NEOCLÁSSICA em que um dos maiores nomes é PETER DRUNCKER, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como PLANEJAR, ORGANIZAR DIRIGIR E CONTROLAR. Ressalta-se então que destas funções as que não sofreram transformações na forma de abordar foram comandar e coordenar que atualmente são chamadas apenas de DIRIGIR. HENRY MINTZBERG contesta esta visão da atuação do administrador, dividida em funções processuais, propondo que este atue na verdade exercendo diversos papeis sendo estes interpessoais informacionais e decisionais. Atualmente, as principais funções administrativas são:
• Fixar objetivos (planejar),
• Analisar: conhecer os problemas,
• Solucionar problemas,
• Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas),
• Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar),
• Negociar,
• Tomar as decisões (rápidas e precisas),
• Mensurar e avaliar (controlar),
Para que o gestor exerça a função administrativa alcançando um bom desempenho é necessário conhecer a fundo a organização, então vamos definir PATRIMONIO, falar sobre as FONTES DE RECURSOS ANALISE DE MERCADO, DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO, ESTRUTURAS DE MERCADO, CONTABILIDADE SOCIAL.
Segundo professor Humberto Fernandes de Lucena; Patrimônio sendo o objeto da contabilidade define se como o conjunto formado pelos bens direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa física ou jurídica e que seja passível de avaliação em moeda.
Segundo professor Pedro A. Silva o patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Cumpre também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Relacionando-se, todavia apenas, bens e direitos não se podem identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. E necessário evidenciar as obrigações referentes aos bens e direitos. Portanto em contabilidade, Patrimônio tem sentido amplo; por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma empresa ou a uma pessoa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.
Segundo professor Arievaldo Alves de Lima; Patrimônio é o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade, ou seja, é o conjunto de bens direitos e obrigações.
Sabemos que toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades; tais recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas compõem o capital próprio, e as externas os capital de terceiros. A principal fonte de recursos para a empresa é o lucro obtido no negócio.
É importante ficar bem claro que o lucro obtido pelas empresas não pertence a ela, mas a seus proprietários, pois são eles que correm o risco do negócio. Se a empresa tiver prejuízo, quem perde são os proprietários e não a empresa, que é um ente abstrato. O lucro é a remuneração ao capital investido tal qual acontece com o dinheiro que colocamos na poupança. Os juros são do investidor.
Para um bom desempenho do administrador é necessário fazer uma análise de mercado; o mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços e nos dias atuais com os modernos meios de comunicação não e necessário a presença física para se consumar o mercado. Analisar a interação entre a oferta e demanda pressupõe três condições básicas; quais sejam o desejo por parte das empresas de livre mercado e maximização de lucro e, por parte dos consumidores a maximização da satisfação. Segundo Mendes, (2002). A formação de preço de mercado é resultado direto das condições de oferta e demanda. A oferta está relacionada, de um lado com as condições técnicas e os custos de produção de um bem ou serviço e de outro, com a receita, a qual depende das condições da demanda. A demanda de um produto expressa a quantidade do produto que as firmas podem vender para cada nível de preço, ou a quantidade que as pessoas aceitam demandar a aquele nível de preço. A procura depende de variáveis que influência a escolha do consumidor, tais como preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Embora o preço seja a principal variável na demanda por um bem, a procura também pode ser influenciada pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos, pelo preço dos bens complementares e pelas
...