TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

Funções administrativas

Idealizada pelo engenheiro Francês Henri Fayol a partir da década de 191,dedicando-se à empresas voltadas ao setor de mineração, em seu vasto conhecimento admirativo e experiência o proporcionou muitas conquistas em sua área profissional, um dos fatores primordiais que o levou as tais conquistas foi o sistema de divisão da empresa em 6 funções básicas: técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa, comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas contábeis relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.

Mudanças aos Longos dos tempos

Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serões alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos. Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas. Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas. Diferente dessas funções, hoje se usa apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. (no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo.

O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda. O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. Todavia, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro. O maior bem de um ser humano é a vida, Entretanto, como não apresenta valor monetário, esse bem não é controlado pela Contabilidade. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos, Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial, as obrigações, o aspecto negativo, ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo, as obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).

Ativo = Bens + Direito Passivo Exigível = Dívidas O patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico, do ponto de vista estático, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio. Do ponto de vista dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa.

Capital Social: Na Parte Financeira é a parcela do patrimônio Liquido de uma empresa ou entidade de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social, em outra palavras o Capital Social é o investimento inicial dos sócios ou acionistas de uma empresa. È a partir deste investimento que é montado o caixa da empresa e a aquisição de todos os seus ativos.

Capital de terceiros: É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar, Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da mesma correspondendo ao passivo exigível.

Analise de Mercado: A análise tem como objetivo nos levar a duas perguntas e nos forçar a levantar uma resposta rápida, direta e profissional, são elas: o que os clientes querem? E o que os concorrentes oferecem?

Estando sempre atento aos novos lançamentos de produtos voltados a sua área e sempre trazendo novidades aos seus clientes trazendo para si a confiança e curiosidade pela característica de inovação que sua empresa fornecera, destacando-se assim das demais concorrentes. Mesmo sendo um produto totalmente novo, ele precisa satisfazer uma necessidade já existente. trazendo como exemplo um vendedor de celulares na antiguidade, sua concorrência seriam os treinadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com