Correntes Do Pensamento Econômico
Trabalho Escolar: Correntes Do Pensamento Econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fakio • 21/2/2014 • 814 Palavras (4 Páginas) • 757 Visualizações
Introdução
O Objetivo dessa atividade é analisar as principais teorias econômicas que foram idealizadas, e aplicá-las na solução de problemas na atual crise vivida recentemente.
Características principais da Escola Clássica
A Escola Clássica foi elaborada e sistematizada primeiramente por Adam Smith, que pela análise econômica no livro “A riqueza das nações”, é considerado o pai da economia. Seguindo essa mesma visão, estão outros nomes como Stuart Mill, Jean Baptiste Say, David Ricardo e Malthus.
O principal foco da escola clássica é a concorrência. Adam Smith acredita que a livre concorrência faz com que grandes organizações privadas busquem novas técnicas para ampliar sua produção afim de ganhar novos mercados. Para isso, ele acredita que a divisão do trabalho seria fundamental para o crescimento de produção e mercado. Outra característica importante na Escola Clássica é sobre a intervenção do Estado na economia. Nesse ideal, o Estado só intervém na economia quando o mercado não existe, ou quando não há livre concorrência.
David Ricardo também teve uma grande contribuição na formação da Escola Clássica, principalmente com a teoria do valor-trabalho. Nesta teoria, o valor de uma mercadoria seria de acordo com a quantidade de tempo de trabalho gasto para a produção da mesma.
Na questão social da época, Malthus idealizou a “teoria populacional malthusiana”. Para ele, a superpopulação ficaria incontrolável com a melhoria das condições de vida por causa da revolução industrial. Caso esse crescimento não fosse combatido, Malthus acreditava que poderia ter graves conseqüências como a falta de recursos alimentícios. Para solução desse problema, foi proposto: o retardamento do casamento, a prática da castidade e ter somente a quantidade de filhos que se pudesse sustentar.
Características principais da Escola Neoclássica
Na escola Neoclássica podemos destacar alguns nomes como Willian Stanley Jevons, Carl Menger, Leon Walras e Alfred Marshall.
O principal foco dessa escola é a margem do lucro, onde é o ponto em que as decisões são tomadas.
Walras acredita que, caso um mercado esteja em equilíbrio, todos os outros mercados também estarão.
Uma outra característica da escola Neoclássica é o surgimento do conceito da escassez, que consiste essencialmente em que o valor econômico de uma mercadoria aumenta de acordo com a escassez da mesma.
Semelhanças entre as Escolas Clássica e Neoclássica
Tanto a Escola Clássica quanto a Escola Neoclássica acham desnecessária a intervenção do Estado no meio econômico, a não ser que a livre concorrência não esteja sendo realizada normalmente. O equilíbrio econômico deve acontecer sem nenhuma intervenção.
Características da Teoria Keynesiana
Ao contrário das Teorias Clássicas e Neoclássicas, a teoria proposta por John Maynard Keynes no seu livro Teoria Geral do Emprego, é de que o equilíbrio econômico não acontece naturalmente como fora idealizado anteriormente. O principal motivo dessa teoria é que o sistema capitalista
...