Corrente De Pensamento De David Hume
Exames: Corrente De Pensamento De David Hume. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luhdias • 19/1/2014 • 249 Palavras (1 Páginas) • 1.036 Visualizações
1- Qual a corrente de pensamentos que David Hume lhe defende?
Hume tem como principal corrente de pensamento o empirismo, onde todo conhecimento é adquirido através das experiências. Para Hume, no inicio do conhecimento, estão às percepções. As percepções provocam impressões e estas são mais intensas e presentes (sensações e emoções) e as ideias derivam delas, ou seja, são produzidas a partir das impressões, como se fossem cópias das impressões guardadas na memória. Ressalta-se que as impressões são mais fortes porque são sentidas no momento com todos os seus sentimentos e emoções, sejam elas externas ou internas, já as ideias são mais fracas, pois são guardadas pela memória como imagens ou imaginadas a partir das ideias que já se tinha.
As impressões que se tem são impressões simples e destas derivam as ideias. Hume acredita que quando se associa uma impressão que se tem no momento com uma ideia já contida na mente, faz-se uma associação vendo a semelhança entre a ideia e a impressão.
O pensamento se de Hume se deriva em grande parte de Locke, com algum influêcia de Berkeley.
Ao restringir o conhecimento humano nos limites da experiência, Locke não tinha intenção de diminuir o seu valor, antes reconhecera em tais limites a plena validade. Hume leva o empirismo a uma conclusão cética: a experiência não está em condições de fundamentar a validade plena do conhecimento, o qual encerrado nos seus limites, não é certo mas somente provável. A posição de Hume renova assim, no espírito do empirismo, o probabilismo acadêmico.
...