Creme De Leite Nestle
Artigo: Creme De Leite Nestle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TatianaScavone • 21/10/2014 • 630 Palavras (3 Páginas) • 803 Visualizações
O processo de fabricação do Creme de Leite NESTLÉ Tradicional tem início com a etapa de recepção, na qual o leite, antes de ser descarregado na fábrica, é submetido a análises que visam controlar sua qualidade. Uma vez aprovado, o leite é resfriado a uma temperatura inferior a 6°C para sua melhor conservação durante a estocagem.
A operação seguinte é a de desnatamento/pasteurização, que consiste em retirar a nata do leite para obtenção de um creme com 25% de gordura, usado na versão Creme de Leite Nestlé Tradicional em lata. Além de gerar o creme, essa operação também dá origem ao leite desnatado. Uma vez concluída a etapa, o creme é pasteurizado e resfriado.
Na seqüência, ocorre a estabilização, em que ao creme são adicionados sais estabilizantes para garantir sua qualidade durante o processo de esterilização, e a homogeneização, quando o glóbulo de gordura é transformado em partículas menores, com o objetivo de retardar a separação de gordura do produto final. As próximas etapas são o enlatamento onde o creme é envasado em latas de folha-de-flandres, com controle de peso líquido e a esterilização, que é feita em autoclaves. Na operação seguinte, a liberação, uma amostra da produção é incubada para avaliação da qualidade microbiológica do produto final. Concluída a etapa de produção, o Creme de Leite Nestlé Tradicional em lata é rotulado e acondicionado para ser expedido. O resultado final de todo esse processo industrial é um creme de leite puro, sem necessidade de refrigeração.
Para as demais versões de Creme de Leite NESTLÉ, as alterações são realizadas após a etapa de desnatamento/pasteurização. Dessa forma, o percentual de gordura pode ser alterado para mais ou menos de 40%. Também serão dissolvidos os ingredientes e aditivos de acordo com as especificidades de cada produto.
(site: https://www.nestleprofessional.com/brazil/pt/SiteArticles/Pages/lacteos_curiosidades.aspx)
Creme de leite de caixinha: Muito comum de ser encontrado, normalmente possui cerca de 25% de gordura. É o ideal para ganaches, caldas, pudim, molhos, sobremesas, porém não pode ser fervido, senão irá talhar. É conhecido também como cream, single cream (inglês), crème liquide (francês), panna (italiano) ou natas (em Portugal). Após abrir a caixinha, guarde na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado.
Creme de leite de lata: Possui normalmente a mesma quantidade de gordura (cerca de 25%) que o creme de leite de caixinha, porém vem com o soro separado e normalmente é menos encorpado. Na hora de utilizar uma receita, a menos que esta peça para separar o creme de leite do soro, misture o conteúdo com uma colher e utilize por completo o conteúdo da lata. Após abrir a lata e não utilizar todo o conteúdo retire da lata, e guarde na geladeira num pote fechado.
Creme de leite light: É o mesmo creme de leite da caixinha, porém a quantidade de gordura é bem menor (cerca de 15%). Seu uso é indicado da mesma maneira que o de caixinha e com calorias (e sabor) menores.
Creme de leite fresco: É o creme de leite que compramos em garrafinha e fica na parte de laticínios. Ele deve ser mantido sob refrigeração, é o responsável pelo verdadeiro chantilly (basta batê-lo com uma batedeira até ficar espesso, mas
...