Criação e Redação Publicitaria
Por: hellencm • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.197 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
Índice
1.0. Palavras Sedutoras.........................................................................Pg. 02
2.0. A Diagramação................................................................................Pg. 03
3.0. Título.................................................................................................Pg. 06
4.0. Texto.................................................................................................Pg. 10
5.0. Assinatura.........................................................................................Pg. 11
6.0. Etapas 3 e 4: Peças Publicitárias.....................................................Pg. 13
1.0. Palavras Sedutoras
Desde o inicio da comunicação até os dias de hoje, as palavras ganharam vários modos de serem apresentadas. O emissor as usa de várias maneiras para que sua mensagem chegue com efetividade ao seu receptor.
Para um anúncio uma imagem não é suficiente, essa irá gerar impacto e convidar o leitor a se aproximar, porém o que vai vender a idéia ou persuadir o consumidor a usar determinado produto são as palavras, o texto é essencial.
Pressupondo desse ponto, apenas escrever um texto não basta, um conjunto de palavras precisa ter sentido para que o receptor entenda a mensagem e seja persuadido. Esta mensagem deve ser clara e trazer consigo todas as informações e características do produto ou marca anunciada para que os leitores lembrem-se daquele texto ou frase e a marca seja referência na mente do consumidor. É uma Afirmação Básica (ou Unique Selling Proposition), usada para marcar e referenciar tal produto ou marca.
Para que o anunciante ganhe espaço em outros milhares de anúncios concorrentes além da Afirmação Básica que seria o conteúdo, deve-se um Conceito Criativo para que ela tome forma e chame a atenção do consumidor.
O Conceito Criativo utilizado em uma peça deve ser uniforme para que a intenção de fixação na mente do consumidor seja completa. Na maioria das vezes a identidade visual das peças deve prevalecer igual para melhor assimilação do target.
2.0. A Diagramação
A diagramação é a organização dos elementos gráficos de uma página de anúncio, revista, livros e jornais. A tarefa de colocar os elementos na página em uma ordem lógica e que atinja o público alvo é principalmente do Diretor de arte, mas também pode ser exercida por outros profissionais envolvidos no projeto.
Tudo começa na hierarquia das informações, o diagramador deve seguir uma ordem decrescente de informações: da chamada, que vai interessar o leitor, às informações do produto por exemplo.
Outro fator importante é a identidade visual da página: a empresa que é reconhecida somente pela identidade visual que a página sugere, sem que o leitor visualize logotipo da marca facilita a memorização da marca na mente do público.
As cores e as fontes devem ser cuidadosamente utilizadas, ambas sempre em contraste: fundo claro, cor escura e vice-versa. Esses elementos, se utilizados incorretamente podem cansar o leitor e diminuir a efetividade das informações passadas.
Saia e Blusa
O layout deste tipo de anúncio separa-se a parte visual da textual.
Imagem sangrada
Usa-se o termo sangrar a imagem, quando esta ocupa todo o espaço da folha ultrapassando a sangria – margem de corte.
Box (caixa)
O texto fica contido em boxes(caixa) que transmitem uma ideia mais conservadora da empresa/marca.
All Type
São anúncios criados totalmente com tipografias.
3.0. Título
O título exerce o principal papel na diagramação: é ele quem atrai o púbico, que interessa o consumidor.
Existem vários tipos de títulos, nos quais cada um segue uma linha dependendo do objetivo do anúncio.
Anúncio 1 + 1 = 1
Nesse tipo de diagramação, o texto e imagem passam a mesma mensagem, a mesma idéia.
Anúncio 1 + 1 = 2
Aqui, o texto complementa a imagem ou vice-versa.
Anúncio 1 + 1 = 3
Além das informações do texto e imagem, este tipo de diagramação deixa aberturar para outras conclusões que não estão totalmente explicitas no anuncio.
¬Títulos interrogativos
São perguntas como título, o problema destes é a reposta do leitor que pode ser negativa ou positiva.
Título gritado (função conativa)
Tipo de título usado em caixa alta (letras maiúsculas) para determinar que o consumidor compre determinado produto ou convencer o leitor de uma ideia.
Título sussurrado (função emotiva)
É um título em caixa baixa (letras minúsculas) que tem como característica uma abordagem mais delicada.
Hard Sell
Nesse tipo de diagramação os texto são gritados e tem como objetivo a venda de produtos, geralmente usados em catálogos de vendas das Casa Bahia por exemplo.
Soft Sell
O oposto de Hard Sell segue uma linha mais emocional em anúncios.
4.0. Texto
O texto em anúncios deve ser algo trabalhado, desde sua cor à tipografia.
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