Curva De Possibilidade De Produção Ou (curva De Transformações)
Trabalho Universitário: Curva De Possibilidade De Produção Ou (curva De Transformações). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joao92 • 21/9/2013 • 224 Palavras (1 Páginas) • 1.789 Visualizações
A teoria da curva de possibilidades de produção (CPP) trabalha com a escassez de fatores de produção, com limite de produção de uma empresa, organização, sociedade ou país, ela demonstra graficamente a possibilidade de produção com os recursos disponíveis no momento (matéria prima, mão de obra, tempo).
Segundo Manuel Enriques Garcia, “em economia a curva de possibilidades de produção ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, pais ou sociedade”.
Para que uma curva de possibilidade de produção possa ser representada é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:
A - Quantidade de recursos existentes e fixos durante o tempo de análise.
B - Todos os recursos de produção que estão empregados na produção ou serviços.
C - O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.
Há duas formas de deslocamento a que ocorre no curto prazo e a no longo prazo.
Em longo prazo: o deslocamento ocorre para fora, ou seja, para a direita, devido ao progresso tecnológico, maior eficiência produtiva, elevação do grau de qualificação de mão de obra, etc., possibilitam a expansão de produção de ambos os bens.
Em curto prazo: o deslocamento ocorre sobre a CPP, pois a realocação de fatores obtém-se mais de um bem sacrificando a produção do outro.
Em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento na CPP é feito conforme a decisão de quem controla.
...