Custos Logisticos
Trabalho Escolar: Custos Logisticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucc_r • 9/6/2014 • 3.349 Palavras (14 Páginas) • 190 Visualizações
Curso: Curso Superior Tecnologia em Logística
Turma: EAD - 3ª série - 2014/10.
ATPS: Gestão de custos logisticos
RA Acadêmicos (as)
7700627505 Ana Carolina da Silva
7703669524 Cairo Daniel dos Santos
7304545533 Luciano Rodrigues da Silva
7961681255 Patrícia Neves da Silva Arruda
1299746993 Queila Santana Bispo
Profº Me EaD: Marcelo Carvalho
Profº Esp. TTPre: Thomaz Parada Seixas
Campinas/SP
2014
SUMARIO
1 - Introdução....................................................................................................... 02
2 - Desenvolvimento............................................................................................ 02
2.1 - Os custos de armazenagem e custos de movimentação............................... 02
2.2 - A movimentação e armazenagem................................................................. 03
3.0 - Resumo custos de transportes...................................................................... 04
3.1.1 - Transporte rodoviário............................................................................... 04
3.1.2 - Transporte aéreo....................................................................................... 05
3.1.3 - Transporte ferroviário............................................................................... 05
3.1.4 - Transporte dutoviário................................................................................ 06
4.0 - Pesquisa Classificação de Custos .......................................................... 07/08
5.0 - Considerações final...................................................................................... 09
Conclusão............................................................................................................. 10
Anexos............................................................................................................. 11/12
Referencias bibliográficas.................................................................................... 13
1-INTRODUÇÃO
O grupo procurou descrever um modal de transporte e elaborar um trabalho de pesquisa, sobre os custos logísticos associados.
Nele estão descritos quais são esses custos, de que forma impactam a operação do negócio, como são apurados, e qual sua forma de gestão. A relação de custo e benefício de se transformar um departamento de logística em uma unidade de negócio autônoma, e o emprego de indicadores de desempenho como ferramenta de gestão.
Este desafio foi importante para que o grupo estruture suas decisões no contexto logístico, considerando não somente a operação da atividade, mas também os custos a ela associados.
2-Desenvolvimento
2.1 - Os Custos de Armazenagem e Custos de Movimentação
Grande maioria dos custos de armazenagem – aluguel, mão de obra, depreciação de instalações e equipamentos de movimentação - são fixos e indiretos. Essas duas características dificultam respectivamente o gerenciamento da operação e a alocação de custos. A elevada parcela de custos fixos na atividade de armazenagem faz com que os custos sejam proporcionais à capacidade instalada. Desta maneira, pouco importa se o armazém está quase vazio ou se está movimentando menos produtos do que o planejado. Ainda assim, a maior parte dos custos de armazenagem continuará ocorrendo, pois, na sua grande maioria, estão associados ao espaço físico, aos equipamentos de movimentação, ao pessoal, e aos investimentos em tecnologia.
Para tornar a situação ainda mais complexa, é importante lembrar que a demanda pela atividade de armazenagem não é constante, nem ao longo dos meses, nem ao longo dos dias do mês ou da semana. Um exemplo claro disso é a concentração da expedição nos últimos dias do mês. Isto tende a levar ao super dimensionamento da capacidade para atender os dias de pico, ou, ao contrário, faz com que o armazém opere acima da sua capacidade, prejudicando o nível de serviço – através de falhas, avarias, e atrasos. Assim, medidas que venham amortecer essas variações na demanda, serão sempre positivas do ponto de vista da expedição. Principalmente quando as razões para os picos de demanda são induzidas por políticas internas como, por exemplo, cotas mensais de vendas, prazo para faturamento, falta de uma política de ressuprimento contínuo com os clientes etc.
O fato de os custos de armazenagem ser indiretos dificulta a sua alocação aos produtos e clientes, pois a alocação, neste caso, é realizada através de rateios, deixando-os sujeitos a distorções. Para minimizar as distorções é importante que: os itens de custos sejam contabilizados de acordo com a sua função (movimentação, acondicionamento, administração) e não por contas naturais (depreciação, mão de obra); a alocação seja condizente com o real consumo de recursos na operação.
2.2 - A Movimentação e Armazenagem
Alguns gestores tendem a abranger a logística como a simples avaliação dos modais de transportes e da infraestrutura. Entretanto desprezam a importância dos fatores internos, como a movimentação e armazenagem de materiais.
A armazenagem é necessária em proporções de segurança, evitando os possíveis
...