DESAFIO HOLTS
Por: rubiacr • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.049 Palavras (13 Páginas) • 260 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
GESTÃO EM MARKETING
Rubia Mara Rodrigues RA: 9910150711
Disciplinas Norteadoras: Promoção, publicidade e propaganda.
Gerencia de vendas.
DESAFIO PROFISSIONAL
REFRIGERANTES HOLTZ
AUTORES/DOCENTES: Carlos Eduardo de Azevedo
Raquel de Oliveira Henrique
TUTOR EAD: Antônio João Ferreira Junior.
CRICIÚMA / SC
13/10/15
Introdução
Neste trabalho veremos uma marca de refrigerantes que deseja entrar na região de São Paulo, capital e interior. Veremos estratégias que serão utilizadas para alavancar as vendas, e para serem realizados os objetivos da empresa. Veremos que a empresa é familiar, mas serão necessárias algumas mudanças para que o número de vendas possa aumentar, e para que a abertura em uma nova região e um lançamento de um novo produto possa ser sucesso para a empresa.
PASSO 1
Como sabemos a empresa HOLTZ é uma empresa familiar, e atualmente seu foco principal é entrar no mercado de São Paulo (Capital e Interior). Percebe-se também que para obter ainda mais sucesso, o preço é o fator chave na análise de concorrência. Com a entrada no estado de São Paulo, a empresa fara sua marca se expandir e ainda irá gerar a oportunidade de emprego á muitas famílias.
RELATÓRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO
No estado de São Paulo o comércio de bebidas tem crescido muito. Quando o clima é quente na região as vendas vêm aumentando bastante, e isso acontece, pois lá as temperaturas geralmente são bastante quentes. O lado negativo é que atualmente algumas pessoas estão em busca de uma vida mais saudável, optando por consumirem menor quantidade de refrigerantes e escolhem por sucos prontos, chás e outros produtos que proporcionam uma vida mais saudável.
Mercado de Refrigerantes
Segundo pesquisas o mercado de refrigerantes é dominado pela Coca- Cola que é responsável pela venda de 60% de refrigerantes. O mix de refrigerantes da empresa é:
- Noz de Cola
- Fanta laranja
- Guaraná Kuat
- Fanta uva
- Sprite que é o famoso refrigerante de lima-limão
- Fanta maracujá
- Guaraná Tai, que é mais encontrado hoje em Santa Catarina, Minas Gerais e no Interior de São Paulo.
Para expandirmos para o estado de São Paulo, precisamos ficar atentos á vários fatores. Segundo pesquisas em relação de mercado de refrigerantes e seus cortes, a empresa Coca- Cola está usando a arma conhecida como corte de custos, pois apesar de ser líder global em refrigerantes, piorou muito em relação á resultados anteriores. Umas das áreas mais afetadas na empresa será a área de marketing, justo essa que durante muitos anos foi parte principal para o resultado de 60% das vendas em mercados como o Brasil.
As vendas da empresa da Coca-Cola decaíram devido á estudos que comprovaram que as crianças e adolescentes vinham ficando com obesidade devido ao consumo dos refrigerantes.
Outro concorrente é os refrigerantes Dolly, onde seu forte principal é a Dolly Guaraná. O mix da empresa é:
- Laranja
- Cola
- Uva
- Maracujá
O sabor de Maracujá acredita-se que foi cortado do mix, pois segundo algumas pesquisas comentam, não teve boa aceitação do público. A empresa está em mídias e anúncios onde almejam a cada dia mais, consolidar a sua marca. Segundo pesquisas a empresa possui 5%de share no mercado nacional de refrigerantes e assustadores 15% em São Paulo. Nesta região eles já se encontram em quinto lugar em vendas.
Descobrimos também através de pesquisas outra marca chamada Itubaína que vem em homenagem a cidade onde foi fabricada, em Itu (SP). Esta já não é conhecida mundialmente, mais faz sucesso no Interior de São Paulo, por ser um refrigerante com um valor mais baixo. O mix do mesmo é bem simples e não contem muitas opções. As embalagens utilizadas pela empresa são: uma tradicional embalagem de vidro marrom de 600 ml, em PET de 237 ml e 2 litros, nas versões Originais e Maça e Zero Açúcar em embalagens de 2 litros. Os sabores que a mesma possui são:
- Tuti-Fruit
- Maça
PLANO DE COMUNICAÇÃO
A HOLTZ ira continuar com a sua linha de produtos que já vem fazendo sucesso, sendo que por se tratar de uma empresa familiar, com certeza os filhos continuarão dando continuidade a marca. O mix permanece o mesmo, que serão: maçã; framboesa; abacaxi; uva; limão e laranja; tutti-frutti; água mineral; água de coco; energético. Não podemos esquecer a Cola, que já faz parte para os projetos de 2015. Veremos como serão aceitos os sabores na região de São Paulo e conforme a aceitação será acrescentado mais sabores no mix para a Região. A maioria das histórias de fabricas de refrigerantes é familiar, até mesmo a HOLTZ. Sabemos que a fabricação de bebidas sempre esteve no sangue dos HOLTZ, e hoje a organização possui a melhor produção de refrigerantes nacionais.
Segundo a BDO Trevisan:
“o mercado nacional de bebidas é representado por 238 empresas em atividade, [...]”. Grande parte é de empresas familiares e centenárias, que sobrevivem dentro de suas respectivas regiões, perto da comunidade e contribuem com o desenvolvimento local. ’’
Em relação às propagandas, para fazer crescer ainda mais as organizações, a presença do marketing é extremamente importante. Visto que a concorrência é bem alta em nosso ramo de refrigerantes, é necessário um plano estratégico como por ex: investir em rádios, televisão, jornais e outdoors, para que a marca HOLTZ não saia da cabeça de nossos consumidores. Logo após a abertura da fábrica na região de São Paulo será feita uma análise, em relação á mídia e á públicos, para realmente investirmos no que tem maior audiência por nossos clientes. Á principio investiremos em mídia pesada, pois será a inauguração em São Paulo, e precisamos chegar ao nosso principal objetivo que é aumentar suas vendas, alcançando uma quantidade de 20 milhões de litros / mês.
...