DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
Trabalho Universitário: DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: junior220269 • 16/12/2014 • 4.869 Palavras (20 Páginas) • 300 Visualizações
DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor. Funciona da seguinte forma: fábrica, produto pronto, distribuidor, varejista, consumidor final.
Com o produto pronto, ele sai da fábrica e é encaminhado ao distribuidor, que, por sua vez, vende o produto a um varejista. O varejista expõe esse produto para venda aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém, nesse contexto há uma série de variáveis e também decisões a serem tomadas pelo profissional de logística. A palavra distribuição também está associada à entrega de cargas fracionadas. São as entregas de produto e material em mais de um destinatário, aproveitando-se a viagem e os custos envolvidos. Neste caso, as entregas precisam ser planejadas, utilizando-se um menor custo e menor tempo utilizado.
A palavra “Logística” tem origem francesa “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. A logística está em pé igualdade com a lógica matemática, coerência, ordenamento, sequência e racionalidade. O uso da logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes: armazenamento, distribuição e manutenção de vários materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transporte, entre outros. Mais tarde, também passou a designar a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade.
Meios de Transporte: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aéreo.
O transporte rodoviário: feito basicamente por caminhão é o meio utilizado porque permite o transporte de pequenas quantidades a um preço razoável. Permite ainda uma grande rapidez em entregas de curta distância. Por outro lado, a sua acessibilidade é grande porque o camião pode ser conduzido até qualquer ponto de fornecimento ou de consumo, desde que exista estrada. Pode ser utilizado em pequenas e longas distâncias. É mais rápido que o comboio em pequenas distâncias e equivalente em grandes distâncias, sendo ligeiramente mais caro. As formas mais utilizadas de transporte de carga são a lotação completa e o de carga fracionada. A primeira indica um carregamento completo, ou seja, o veículo é carregado totalmente com certo lote de remessa. A segunda indica um compartilhamento da capacidade do veículo por mais de um embarcador.
Transporte Ferroviário: pela capacidade de carga torna-se, basicamente, mais eficiente em relação aos custos com combustível. Porém, os custos fixos como manutenção e conservação da via, operações de carga e descarga, são bem mais onerosos, tornando-o inviável em casos de pequenas distâncias. O comboio permite o transporte de cargas pesadas a preço mais reduzido que os outros meios de transporte. Normalmente é mais rápido que o barco e equivalente ou mais lento que o camião, dependendo dos locais de destino. Normalmente recorre-se ao comboio para transporte de produtos por grosso (cereais, minério, etc.).
Transporte Hidroviário: Essa modalidade de transporte envolve todo tipo de transporte feito sobre águas. Tanto o transporte fluvial como o marítimo. O transporte marítimo, mais importante, pode ser dividido em marítimo de longo curso, que são as linhas de navegação que ligam o Brasil a outros países mais distantes, e a navegação de cabotagem, que cobre a nossa costa. A cabotagem pode ser considerada pequena, quando se cobre apenas os portos nacionais e, grande cabotagem quando diz respeito a ligações com países vizinhos. O barco é o meio de transporte mais lento, mas também o mais barato. É muito utilizado no transporte de cargas pesadas por grosso em longas distâncias. Em termos de acessibilidade é o pior porque só pode acostar em portos, que normalmente se situam junto à costa ou no interior de rios navegáveis.
Transporte Aéreo: Geralmente, pessoas comuns não têm ideia da importância do setor aéreo no transporte de cargas, principalmente no âmbito internacional. Além disso, essa modalidade está numa crescente nos dias atuais.
Além de transportar a carga com velocidades muito superiores às demais modalidades, o transporte aéreo apresenta níveis de avarias e extravios mais baixos, resultando em maior segurança e confiabilidade. Por isso, não somente produtos de alto valor agregado, tais como eletrônicos e aparelhos de precisão, são transportados por aviões, como também produtos sensíveis à ação do tempo, como produtos perecíveis, flores, encomendas, correspondências, etc. A maior vantagem do transporte por avião é a velocidade, e a maior desvantagem o custo do frete. Outro inconveniente é a pouca acessibilidade dos aeroportos. Não existem aeroportos em todos os locais e muito menos junto às fábricas e armazéns, o que obriga a considerar três expedições: uma, entre o ponto de fornecimento e o aeroporto um, por camião, outra, entre o aeroporto um e o aeroporto dois, por avião, e, finalmente, entre o aeroporto dois e o ponto de consumo, por camião.
Tipos de Distribuição
Distribuição seletiva: nesta modalidade os produtores escolhe um número reduzido de distribuidores, aos quais normalmente são fixadas cotas de vendas, com a possibilidade de se estabelecer princípios de exclusividade nas vendas de um determinado território. Sua característica principal consiste em selecionar um seleto quadro de distribuidores dispostos a trabalhar exclusivamente com produtos do fabricante. Ex.: lojas de grifes, franquias, revenda de automóveis, etc..
Distribuição Exclusiva: baseia-se na concessão a um intermediário da exclusividade da distribuição do produto, em determinado território. É caracterizada por bens de venda exclusiva através de revendedores com direitos a distribuição de produtos/marcas do fabricante. Ex. Lojas de Informática e de confecção.
Distribuição Intensiva: utiliza-se esta modalidade como complemento às modalidades de distribuição seletiva ou extensiva quando é necessário concentrar esforços e capital em dados momentos e em certos canais dedistribuição. É caracterizada por bens de conveniência, ou seja, é caracterizada pela facilidade de acesso ao bem através do grande número de pontos de venda. Ex. Cigarros, Cerveja, Alimentos em geral.
Logística Reversa
A logística reversa é um ramo da logística que remete
...