Definições De Planejamento
Casos: Definições De Planejamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NADYAREIS • 18/9/2013 • 528 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS
Definição:
Existem diferentes definições de negociação. Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre duas ou mais pessoas negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão satisfatória, ou seja, agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa. A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa cuidar dos negócios.
Dado o conceito de negociação vamos comentar algumas variáveis que podem ser utilizadas nesse processo. A negociação esta presente no nosso dia a dia e nem percebemos, negociamos no nosso trabalho, quando vamos ao mercado na feira em busca de oferta, quando vamos contratar um funcionário e outros.
Toda negociação é um processo de relacionamento de pessoas. E todo relacionamento importa em comunicação. Assim, saber ouvir, perguntar e apresentar as próprias ideias de forma convincente e básica é o primeiro passo para uma boa comunicação.
A preparação antes da negociação é fundamental. O preparo leva ao sucesso da negociação, a estrategia traz a conquista do melhor acordo, sempre se manter informado, atualizado sobre os dados pertinentes á negociação, isso é fundamental, lendo jornais, revistas e outros. Deve-se buscar sugar o máximo de informações possíveis da outra parte,utilizando de algumas técnicas como:ouvir o máximo de informações possível ,perceber informações ocultas e comunicação não verbal.
Alguns negociadores tomam atitudes precipitadas para obter pressa no processo de negociação e,com isto tomão decisões equivocadas.Buscando evitar estes tipos de decisão é sempre bom ter em mente que , na grande maioria,os prazos são negociáveis e a paciêcia compensa,.Então, podemos fazer alguns levantamentos baseados na váriavel tempo como, quais tipos de prazo as partes estão envolvidas, identificar as taticas do outro.
Atualmente o conjunto econômico exige muita competitividade entre as empresas que estão investindo em técnicas de negociação porque começaram a ver que é um ramo que gera muito dinheiro, tanto no processo profissional, tanto no pessoal, no que diz respeito ao organizacional.
As variáveis básicas na negociação são classificadas em três funções: poder, informação e tempo. A variável poder não tem o significado diretamente voltado ao sentido de autoridade, mas sim, de sabedoria e habilidade no processo de negociação. O poder também é definido na capacidade que uma pessoa tem de influenciar, conseguindo os resultados que almejam, sobre outra. Uma pessoa que consegue sempre persuadir pode vir a ser um líder. Os poderes pessoais são inatos, presentes em qualquer situação, já os poderes circunstanciais enfocam a situação do momento, o tipo e a influência.
O tempo na negociação é o ponto de apoio para projetar o negócio. O sistema tempo tem que ser flexível, de forma a ajustar-se a situação em constantes mudanças. Um plano deve ser criado para atender as necessidades específicas de um indivíduo ou de uma situação, auxiliando-se com o fator tempo.
A negociação é um processo continuo de correr risco. Para isto, para aumentar a eficiência da sua negociação é sempre bom ser racional para correr os riscos, tendo estes
...