Desemprego
Artigos Científicos: Desemprego. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1468 • 15/9/2013 • 221 Palavras (1 Páginas) • 1.775 Visualizações
século XX, advindas das inovações tecnológicas que modificam em ritmo acelerado as relações econômicas entre empregador x empregado, onde a mão de obra a mão de obra que era essencial para a função do mercado, já não se classifica com tanta importância.
Os empresários estão em busca de avanços num contexto em geral, desde que se beneficiem no aumento da receita e redução dos custos, o que a tecnologia da informação, reengenharia e afins tem por finalidade este propósito.
Fenómeno social e económico característico das economias modernas, em consequência do desequilíbrio entre a procura e a oferta de mão-de-obra. Consideram-se vários tipos de desemprego: tecnológico, repetitivo e de exclusão.
Desemprego de exclusão – Tipo de desemprego derivado de um desequilíbrio no mercado de trabalho em que a procura de mão-de-obra por parte dos empregadores é inferior à procura de trabalho por parte dos empregados.
Desemprego oculto – situação em que existe excesso de trabalhadores face à terra ou tarefas disponíveis.
Desemprego repetitivo – Tipo de desemprego derivado das mudanças constantes de emprego por parte da mão-de-obra com baixo nível de qualificação profissional.
Desemprego tecnológico -Tipo de desemprego resultante das mutações tecnológicas e das reestruturações dos processos produtivos.
Desemprego voluntário – Tipo de desemprego resultante da recusa em aceitar um emprego por parte do trabalhador, em consequência de vários factores não motivadores: baixa remuneração, más condições de trabalho.
...