Desenvolvimento de serviços para planejamento de trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento de serviços para planejamento de trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianac.rubio • 8/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.918 Palavras (12 Páginas) • 288 Visualizações
SUMÁRIO
1 - Introdução ........................................................................................................... 09
2 – Briefing ...............................................................................................................
3 – Atendimento ……...............................................................................................
4 – Planejamento …..................................................................................................
5 – Planejamento x Criação ....................................................................................
6 – Planejamento x Mídia ........................................................................................ 10
12
13
17
18
Conclusão .................................................................................................................. 20
Referências Bibliográficas ....................................................................................... 21
1. INTRODUÇÃO
Hoje em dia sabemos que fazer uma boa campanha sem planejamento é impossível, então como eles se viravam antes do surgimento desse departamento?
A resposta é bem simples e até podemos imaginar qual seria, o atendimento, claro!
Apesar dele não se aprofundar em pesquisas, nem fazer diagnósticos, ou interpretar mil dados, sempre foi responsável por fazer ligações entre todas as informações disponíveis para desenvolver o melhor conceito e direcionar a criação da melhor maneira possível, além de acompanhar todo o trabalho e fiscalizar se o briefing está sendo seguido, ele está sempre por dentro de tudo o que acontece na agência.
Ainda hoje muitas agências, principalmente as de pequeno porte, contam com os profissionais de atendimento também para fazer o trabalho de planejamento. De forma não tão profunda, claro, pois não é possível acumular perfeitamente as duas funções.
O atendimento é a ponte do planejamento com o cliente e o planejamento é aliado do atendimento, ambos devem caminhar juntos para que o objetivo final, que é apresentar um trabalho de qualidade e direcionar a criação para o caminho certo, aquele que o cliente deseja, seja alcançado.
2 BRIEFING
O Briefing nada mais é do que um resumo que o cliente faz e entrega para a agência, conjunto de dados que servem como base de informação para a agência, os pontos a se discutir para a resolução do problema.
Deve conter a descrição e o histórico da empresa, seu problema no mercado, o que deseja atingir com a contratação da agência (mercado, público alvo, etc.), informações sobre concorrentes, preços, marcas, PDV. Para o briefing ficar mais completo, na sua análise pode falar sobre micro e macro ambiente, economia e assim por diante.
É necessário que o briefing seja completo, porém bem resumido, não tem necessariamente um modelo a ser seguido. Cada empresa faz o seu da maneira que desejar e achar que esta explicando o que quer que seja feito pela agência. Se estiver bem explicado, o problema da empresa será solucionado de maneira excelente.
Algumas informações não podem faltar em um briefing:
Cliente: onde deve se levantar a ficha Cadastral, o histórico da empresa, produto/serviço, filosofia e política, organogramas, e outros detalhes que varia com o perfil do cliente.
Produto: é preciso conhecer características básicas, nome e versões, finalidade e forma de consumo, ponto de venda, evolução da imagem, pontos positivos e negativos dos mesmos.
Serviço: é necessário ter as mesmas informações que para o produto com algumas diferenças como o procedimento de contato com o serviço, benefícios, legislação pertinente e outras informações.
Consumidor: procure conhecer o perfil geral, psicográfico, profissional e socioeconômico, hábitos e atividades, influência ambientais e culturais, quem e como decide a compra, quem compra e o que o consumidor espera deste produto/serviço.
Mercado: não pode deixar de conhecer o mercado onde iremos atuar então é preciso saber características gerais, potencial e histórico, distribuição geográfica, evolução, participação do produto/serviço no total do mercado.
Concorrência: é preciso conhecer o “inimigo” com informações básicas, definições principais do concorrente, características diferenciadoras dos produto/serviço, principais campanhas de propaganda e atividades de promoções e merchandising dos concorrentes e o resumo estratégico e tático de mídia da concorrência.
Histórico da comunicação: é fundamental que a agencia conheça aquilo que foi feito antes com relação à comunicação do cliente, tendo de saber também como tem evoluído a estratégia mercadológica, o posicionamento do produto, como o consumidor tem reagido, como tem evoluído a imagem do produto/serviço, quais as estratégias e táticas de comunicação e mídia.
Objetivos: deixando claro até onde ira a responsabilidade da agencia. Falando dos objetivos de mercado, fixando pelo cliente que a propaganda irá auxiliar e atingir.
Verba: ela deverá ser fixada em função dos objetivos a serem atingidos.
Outras informações: ao final do briefing não pode haver duvidas, o planejador deve ter todos os elementos disponíveis para orientá-lo na tomada de decisão.
3 ATENDIMENTO
È o setor que faz a relação entre o cliente (anunciante) e a agência, traz todas as informações do cliente no briefing, atende as necessidades de comunicação do produto ou serviço do cliente, corre
...