Design de Interação e Interfaces Digitais
Por: nataliajannuzzi • 21/6/2017 • Resenha • 741 Palavras (3 Páginas) • 752 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA Comunicação e Marketing em Mídia Digitais
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplina Design de Interação e Interfaces Digitais
Tutor: Professor Rogério Leitão Nogueira
Biblioteca da Universidade
2017
Estudo de Caso :
Design de Interação e Interfaces Digitais
A “paywall” do The New York Times
REFERÊNCIA:
KUMAR, ANAND, GUPTA e OBERHOLZER-GEE. Vineet, Bharat, Sunirl e Felix
A “paywall” do The New York Times. Harvard Business School, 25 de Junho de 2012.
COMENTÁRIOS DO ALUNO:
O estudo de caso apresenta o case do jornal americano The New York Times e a intalação de uma paywall em seu portal online, espaço exclusivo para leitores pagantes. Em 2011 o site do The New York Times se tornou restrito para usuários que excedessem a cota máxima designada de 20 artigos por mês. A concorrência acompanhava atentamente os desdobramentos dessa iniciativa, frente a uma crise mundial do jornal impresso e a necessidade iminente de adequações ao universo digital. A paywall havia sido testada anteriormente no Canadá e Martin Niesenholtz, VP Sênior de Operações Digitais do The Times estava otimista. Seundo Niesenholtz, parte dos leitores do NY Times se setia culpada por ter acesso às informações de qualidade gratuitamente, e estariam dispostas a pagar pelo conteúdo.
Em contrapartida, os críticos enxergaram a paywall como uma fixação ao passado e desconexão com o futuro, que nesse contexto seria o fornecimento de informações e notícias gratuitas. Executivos de grandes empresas e de outros veículos de notícias enxergavam a paywall como simples paleativos ou improvisos, afirmando que se essa era a única estratégia de um jornal, o mesmo estaria condenado. A certeza de que portais de notícias deveriam ser gratuitos, parecia unânime entre os críticos. A paywall do NY Times se mostrou um sucesso no final de 2011. Entretanto, o sucesso desse novo modelo de comercializar notícias ainda era incerto, bem como seu futuro e o volume de assinantes.
O The New York Times é uma publicação de alto prestígio, considerada uma das maiores e mais influentes do planeta. Toda a indústria jornalística passava por importantes desafios com o avanço do ambiente digital e queda das fontes tradicionais de receita da mídia impressa. Ao migrar para o ambiente digital, a experiência de consumo de um jornal muda. A ordem de leitura funciona de acordo com o que o leitor decide, fragmentando grupos e inclusive ignorando assuntos ou temas que não lhe interessam. A indústria estava desorientada com a chegada das mídias digitais e praticamente todos os jornais correram para disponibilizar conteúdo online gratuitamente, uma vez que pesquisas apontaram a internet como segunda fonte preferida de notícias. O desnivelamento de receita, porém, ainda se mostrava como um fator preocupante. Para tentar diminuir os efeitos desse cenário, alguns jornais passaram a veicular menos dias por semana e aumentar o preço da publicidade em dias de veiculação, enquanto outros pararam de produzir edições impressas, mantendo somente a plataforma online.
...