Diagrama de Dispersão e Gráfico de Controle
Por: sidneipilatti • 28/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 849 Visualizações
[pic 1]
CEFET
ENGENHARIA CIVIL
GESTÃO DA QUALIDADE
Diagrama de Dispersão e Gráfico de Controle
RIO DE JANEIRO
2016
Introdução
Para entender sobre a qualidade, é necessário conhecer o significado do termo. A palavra qualidade, vem do latim 'qualitate'. Os principais autores sobre o tema como Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun procuraram definí-la de acordo com uma série de princípios dos quais seria adequado para a implantação da qualidade nas organizações.
A norma brasileira ABNT NBR ISO 9000 atribui a qualidade o seguinte conceito:
Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
A qualidade de um produto ou serviço seria quando estes atendem as necessidades dos seus clientes de forma agradável. O conceito de Gestão da Qualidade foi evoluindo com o passar do tempo, a medida que as pessoas se tornavam mais exigentes em suas avaliações.
No brasil, a iso 9001 dita as normas de padronização e qualidade para um determinado serviço ou produto.
Os requisitos gerais do Sistema de Gestão da Qualidade que a iso 9001 diz que um sistema de qualidade deve ser:
- Estabelecido;
- Documentado;
- Implementado;
- Mantido;
- Ter sua eficácia melhorada continuamente;
Para melhorar o Sistema de Gestão de qualidade, existem ferramentas da Qualidade, que são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. As ferramentas da qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Gráficos de Controle. Neste trabalho abordaremos apenas os temas sobre o Diagrama de Dispersão e Gráficos de controle.
Diagrama de Dispersão
O diagrama de dispersão é uma das ferramentas básicas da qualidade que vem seguido após ao diagrama de causa e efeito. O diagrama de dispersão é um gráfico que busca uma possível relação entre as causas, nos mostra se ela(relação) existe e em que intensidade é dada. Outra provável utilização é na existência de associação entre duas ou mais variáveis, comparando uma ligação entre seus efeitos, que na prática é essencial o estudo dessa conexão para os processos operacionais da empresa.
As principais vantagens de se explorar essa ferramenta na gestão da qualidade de sua empresa são, a identificação da ligação entre variáveis consideradas numa análise e o seu grau de relacionamento. Também pode ser utilizado para comprovar a correspondência entre dois efeitos, permitindo investigar uma teoria a respeito de causas comuns.
Assim como existem vantagens, as desvantagens também devem ser estudadas e assimiladas no uso da ferramenta, das quais podemos citar, é um método estatístico complexo, que necessita um nivél mínimo de conhecimento para seu uso. É necessário um profundo conhecimento acerca do processo cujo problema deseja-se solucionar. Além de tudo, não há garantias de causa-efeito pois existe a obrigação de reunir outras informação para que seja possível tirar melhores conclusões.
O diagrama de dispersão pode ser usado de três maneiras, são elas: para realizar comparações de parâmetros em um mesmo individuo, associar duas variáveis e comparar processos do tipo antes e depois.
Para o primeiro uso dessa ferramenta, foi utilizado o exemplo do morango. Esse que apresentava a problemática de um agricultor que precisava saber o que era preciso para otimizar a produção de morangos de tamanho, relativamente, grandes.
Conclui-se através da analise do gráfico de dispersão que para atingir o resultado esperado por esse agricultor, era necessário realizar o plantio de mudas com menor numero de morangos.
Para o segundo uso do diagrama, foi utilizado o exemplo dos ursos marrons. Esse que apresentava um estudo realizado por cientistas em busca de chegar ao peso do urso através de uma outra variável, afinal realizar as medidas de peso empiricamente é uma tarefa quase inviável. Então, foi utilizado o diagrama de dispersão para fazer a comparação de qual variável era a mais adequada para estimar o peso de um urso, eram essas variáveis a altura e o tamanho do tórax do animal. Através da comparação entre os dois diagramas, conclui-se que a medida torácica era mais apropriada para a estimação da variável peso.
No terceiro uso, foi utilizado o exemplo da capacidade pulmonar, em que foi analisado o efeito de um medicamento antes e depois de ingerido. O diagrama foi montado a partir da analise da pressão sistólica antes e depois. Conclui-se que de fato o remédio o remédio regularizava essa pressão.
Conclui-se que o diagrama de dispersão é uma ferramenta para analise visual de problemas que apenas com os dados coletados podem não se mostrar solucionáveis. O diagrama de dispersão tem com objetivo desmitificar a solução de uma problemática.
...