Dicas De Vendas
Ensaios: Dicas De Vendas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camila_1995 • 27/10/2013 • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 399 Visualizações
Mantenha sua boca fechada e seus ouvidos abertos.
2. Venda com perguntas, não com respostas.
3. Demonstre curiosidade pelo seu cliente.
4. Fale com seu cliente como se estivesse com amigos ou família.
5. Preste bastante atenção no que o seu cliente NÃO está dizendo, procure ler nas entrelinhas.
6. Se lhe for perguntada alguma coisa, responda rápida e objetivamente.
7. Somente depois de ter descoberto as reais necessidades de seu cliente mencione o que você está oferecendo.
8. Evite fazer longas apresentações de seu produto
9. Pergunte ao seu cliente se existe alguma barreira que o impeça de prosseguir com a negociação
10. Convide seu cliente a tomar algum tipo de ação, não deixe a venda só pra você.
Primeiro uma abordagem padrão é sempre bem vinda para quebrar o gelo inicial do cliente em qualquer seguimento, porém como fazer uma abordagem sem comprometimento com uma negativa.
Abordagens que devem ser abolidas do vocabulário de um profissional de venda são elas:
• Pois não: essa é totalmente errada, pois parte do principio já dando ao próprio cliente uma negativa com a palavra “não”.
• Posso ajudar: Pronto você acaba de pedir pra ganhar uma resposta que pode ficar sem jeito, Ex. “Posso ajudar?” Resposta. “Não”, acabou de criar uma barreira no atendimento do seu cliente.
• E ai: Qual cliente que entra numa loja seja ela de qualquer seguimento e confia em um vendedor que o recebe com um sonoro “E ai”.
• Oi, Precisa de algo: Já foi você acaba de fazer uma pergunta aberta e a resposta nem sempre pode ser agradável, “Oi, precisa de algo” Resposta “Não só estou olhando”.
• Beleza: Pode ser loja de moda, de carro, de alimento, quitanda, qualquer estabelecimento, pois quando cumprimentar alguém assim em seu estabelecimento você estará sendo tremendamente informal.
O que fazer então?
Nada como a velha e boa abordagem padrão:
• Bom dia, Boa tarde, Boa noite: Sempre bem vinda e mostra para seus clientes a educação e a satisfação de o ver passando pela porta de sua loja, sem contar que ele seguramente te respondera em tom totalmente receptivo.
Após fazer uma abordagem padrão a seqüência se torna fácil, veja abaixo um exemplo de abordagem errada e certa:
Errado:
Vendedor: “Posso ajudar”
Cliente: “Não”
Pronto cliente fechado vendedor bloqueado, mesmo quando o cliente fizer isso por brincadeira o resultado ainda é pior, pois o cliente passa a dominar a situação e o vendedor passa a ser um “atendente”.
Certo:
Vendedor: “Bom dia”
Cliente: “Bom Dia”
Vendedor: “Meu nome é Paulo e o seu”
Cliente: “João”
Vendedor: “Seja bem vindo em nossa loja, o senhor já a conhece”?
Cliente: “Não”
Vendedor: “Então terei o prazer em apresentá-la pro senhor”
E assim a conversa flui normalmente, e o mais importante com um profissionalismo sem perder o domínio das ações a serem tomadas.
Vender implica em muito mais do que oferecer um produto por melhor que ele seja. Um produto é adquirido, mesmo sem necessidade, quando a técnica de venda e persuasão é eficaz. O cliente deseja o produto, compra-o, entendendo que ele é realmente importante e funcional. O sucesso da venda é proporcional ao relacionamento do vendedor com o cliente, pois é através da figura do vendedor que a ponte entre cliente e compra é realizado. Na verdade, sabe-se que, em muitos casos, é do vendedor o mérito da venda e não do produto em si. Muitas compras são realizadas porque o vendedor tinhas a competência e a habilidade adequada para persuadir o cliente.
Para vender melhor um produto é preciso que o vendedor esteja atento à realidade da empresa, às possibilidades de acordos oferecidos pelo empreendimento, às técnicas de venda e abordagem e aos desejos do cliente. Para isso, é fundamental
...