Direito Empresarial
Artigos Científicos: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosra • 15/4/2014 • 3.783 Palavras (16 Páginas) • 254 Visualizações
1- INTRODUÇÃO 05
2- DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 05
2.1- Denominação e forma de constituição 05
2.2- Natureza e ramo de atuação 08
2.3- Principais produtos e serviços 11
2.4- Organograma 15
3- CONCEITO DE DIREITO COMERCIAL 17
4- CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL 17
5- CONCEITO DE EMPRESA EMPRESÁRIO 18
6- PRINCIPIOS DA LITERALIDADE, AUTONOMIA, ABSTRAÇÃO E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA 19
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
8- BIBLIOGRAFIA 20
1- INTRODUÇÃO
Com a privatização do setor de telecomunicações no Brasil, no final dos anos 90, surgiram muitas empresas para atuar neste mercado. A Transit Telecom, empresa a ser estudada, nasceu neste momento e tem como um de seus objetivos firmarem-se neste setor da economia tão competitivo.
Neste cenário, a Transit Telecom busca se diferenciar em sua comunicação e na oferta de produtos aos seus clientes. Este trabalho de consultoria consiste na elaboração de um novo planejamento de comunicação e uma estratégia de marketing para conseguir por meio da venda de um de seus produtos, alavancar seu faturamento, conseguir aumentar o market-share da empresa e melhorar a percepção da instituição perante seus clientes.
De início o estudo apresentará todas as informações da história da empresa, como ela surgiu, seu desenvolvimento cronológico, seus principais produtos, fornecedores e até mesmo concorrentes e suas descrições, a formação de equipe, seus avanços e sua expansão.
Será apresentado suas formas de comunicação utilizada para sempre ser uma empresa séria e transparente no ambiente interno e ambiente externo.
Iremos falar sobre a importância do sistema da tecnologia da informação, seus aspectos e segurança.
Também será descrito seus recursos materiais e patrimoniais, falando sobre seu estoque, sua estrutura, seus controles e suas técnicas.
2- DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A Transit Telecom é uma empresa que atua no segmento de telefonia. É uma operadora de telefonia 100% nacional que conecta o Brasil ao mundo através das outorgas concedidas pela ANATEL em STFC (serviço telefônico fixo comutado) e SCM (serviço de comunicação multimídia).
2.1- Denominação e forma de constituição
A Transit Telecom é uma empresa de telecomunicações que atua no mercado desde o ano de 2000, quando recebeu a primeira licença como operadora de telefonia fixa.
De acordo com as informações retiradas de seu portal na internet www.transitbrasil.com.br (ultima atualização 23/05/2010) o início de suas operações deu-se como espelinho (operadora que atua em localidades em que as grandes operadoras não queriam atuar por questões de viabilidade técnica, investimento de implantações de redes e baixo índice de lucratividade).
A antiga Telesp que na época possuía autorização do governo para atuar em todo o pais, não utilizava de todo recurso que sua licença permitia, sem atuar em todo o território nacional. Com isso a organização, como empresa espelinho, iniciou a construção de sua rede nessas localidades no Brasil, como vinhedo por exemplo.
Foi no ano de 2003 que a organização expandiu consideravelmente sua rede e recebeu a concessão da ANATEL para obter seu próprio código de seleção de prestadora: 17.
No ano de 2004, conseguiu autorização para atuar em todo o território nacional, não mais como operadora espelinho, com a liberdade de atender cliente de todo Brasil, a Transit tornou-se autorizada. Foi neste mesmo ano que a organização trouxe a tecnologia VOIP (voice over internet protocol) ao Brasil, possibilitando que milhares de usuários conseguissem se comunicar por meio da voz pela banda larga, com custos reduzidos.
Atualmente a empresa se posiciona no mercado como operadora de telefonia que proporciona menores custos em suas ligações, como a operadora mais econômica do mercado e que efetua planos de acordo com a necessidade de seus clientes a fim de obter a maior redução de custos possível e aplicável em seu sistema.
Como operadora de telefônica fixa, a empresa possui um portifólio amplo e variado de serviços. Atualmente a empresa fornece serviços focados ao mercado corporativo, porém, também atende clientes residenciais na região sul do país e oferece produtos que podem ser comercializados a clientes que possuam um fluxo menor de telefonia.
A missão da instituição consiste em: “ser uma empresa ágil e inovadora no setor de telecomunicações, sendo referência como caso de sucesso, proporcionando aos seus cliente produtos e serviços de alto valor adicionado, contribuindo para plena satisfação de seus colaboradores e acionistas”.
A visão da empresa: “se tornar referencia no setor de telecomunicações, buscando romper paradigmas em seu modelo de comercialização e oferta de serviços, sempre ressaltando, a qualidade e o custo benefício”.
Os valores:
*norteada pelos clientes
*relações simples, éticas e igualitárias
*transparência
*agiliadade
*capacidade de romper paradigmas
*rentabilidade
*crescimento sustentável
Dados e fatos relevantes da origem da organização:
Empresa que iniciou sendo considerada de pequeno porte, com 120 colaboradores (número aproximado), conseguiu a licença da ANATEL para trabalhar na região sul do pais como prestadora de serviço. Teve seu resultado constatado com um faturamento inicial R$ 750.000,00, dando a origem a um portifólio muito mais sólido e entrada para um mercado em constante competição.
Hoje, a área de atendimento da Transit Telecom já cobre as principais capitais de todo o país com expansão acelerada a todo território nacional. Atualmente,
...