ECONOMIA ATUAL
Trabalho Escolar: ECONOMIA ATUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adm2014 • 19/8/2013 • 1.768 Palavras (8 Páginas) • 467 Visualizações
Introdução
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dos processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Uma questão proposta é a pesquisa sobre a Administração ser uma habilidade humana, e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração.O estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração das empresas.
Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos.
Administração é uma Habilidade Humana
Para ter posições nas empresas, fazer seu papel e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Humanas, Técnicas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.
Habilidade Humana – é a capacidade e o discernimento para trabalhar com pessoas e por meio delas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.
Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. Habilidade conceitual – é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. Permite agir de acordo com os objetivos globais da organização, e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo.Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Grandes estudiosos afirmam que as organizações que pretendem sobreviver no próximo século, devem investir na formação das pessoas para que aprendam a trabalhar em equipe. O sucesso não depende mais de um indivíduo e sim do trabalho integrado de várias pessoas. Não adianta ter talentos trabalhando individualmente, a contribuição do indivíduo terá um grande valor se estiver direcionada à produção de uma equipe.
Uma equipe, para ser verdadeiramente uma equipe deve considerar que os seus participantes devem, em primeiro lugar, gostar uns dos outros. É a fraternidade que fará um reconhecer as inabilidades do outro e, em vez de apontá-las e criticá-las, ampará-lo e auxiliá-lo no que for possível. É a humildade que fará reconhecer que um trabalho não é mais importante do que outro.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A primeira Abordagem Humanística é a Teoria das Relações Humanas, que teve como seus principais precursores Elton Mayo (1880-1949), que através do estudo de Hawthorne, demonstra as relações sociais do trabalho e Kurt Lewin (1890-1947), que foi o precursor da dinâmica de grupo, estudo de pequenos grupos e a importância da interação individual. Ela surgiu como uma teoria de combate e oposição cerrada a Teoria Clássica. A Teoria das Relações Humanas não reconheceu ou negou todos os conceitos da Teoria Clássica como o estudo de tempo e movimento, os princípios gerais da administração, a organização informal, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, eficiência, hierarquia, departamentalização e etc. Ela também surgiu com o intuito de humanizar e democratizar a administração, de desenvolver as ciências sociais e ainda como uma conseqüência imediata das conclusões obtidas por Elton Mayo de sua experiência em Hawthorne.
Características:
Tem como principais características, a transferência de ênfase nas tarefas para ênfase nas pessoas, de princípios técnicos e formais para aspectos psicológicos e sociológicos, ênfase na psicologia no estudo das organizações, adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança em substituição aos conceitos técnicos até então utilizados e o foco na organização informal e nos grupos sociais.
TEORIA COMPORTAMENTAL
A segunda Abordagem Humanística é a Teoria Comportamental que surgiu com Chester Barnard e principalmente depois da publicação do livro de Herbert Simon (o comportamento administrativo) em 1947, focando um desenvolvimento de uma teoria de decisão. Ela descende diretamente da Teoria das Relações Humanas e mantem os aspectos estruturais da empresa de lado, se focalizando somente nos aspectos comportamentais.
Em 1962, surgiu o Desenvolvimento Organizacional, que é um desdobramento da Teoria Comportamental voltado a mudanças nas organizações através de um modelo de diagnóstico, intervenção, que envolve mudanças estruturais e comportamentais, com o intuito de melhorar a eficiência e a eficácia nas empresas.
Características da Teoria Comportamental:
Ênfase no comportamento organizacional, isto é, na dinâmica e não na estrutura, foco no processo decisório, ênfase em aspectos comportamentais como: motivação, liderança, comunicação, equipes, a organização como um sistema social cooperativo, conflito entre objetivos organizacionais e individuais.
Características do Desenvolvimento Organizacional:
Foco na empresa como um todo, orientação sistêmica, desenvolvimento de equipes, agente de mudanças, solução de problemas, enfoque interativo, retroação, orientação contingencial, processo de grupo e aprendizagem experiencial.
ABORDAGENS HUMANISTICA
De uma forma bem clara e resumida, as organizações são formadas por pessoas. Lógico que não podemos deixar de mencionar os demais recursos que são necessários para a existência de uma empresa: como recursos financeiros, tecnológicos, etc. Mas o que quero destacar é que as pessoas são quem dá dinâmica e vida às empresas, sem elas os demais recursos continuarão inertes e, como resultado não haverá
...