EMPREENDEDORISMO
Trabalho Escolar: EMPREENDEDORISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neamachado • 1/12/2012 • 848 Palavras (4 Páginas) • 1.762 Visualizações
Curso de Administração
ALLINE SANTOS CASAS
EMANOEL RIBEIRO DA SILVA
SUÉLE FERREIRA SANTOS
VALDNEA DA SILVA MACHADO
PESQUISA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR III
Lauro de Freitas
2012
EMANOEL RIBEIRO DA SILVA
ALLINE SANTOS CASAS
SUELE FERREIRA SANTOS
VALDNÉA DA SILVA MACHADO
PESQUISA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR III
Primeira atividade de Pesquisa e Prática interdisciplinar, PPI apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina. Professor: Adriana Calmon.
Lauro de Freitas
2012
SUMÁRIO
1. O VAREJO
2. O QUE É SER EMPREENDEDOR
2.1.1 CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR
2.1.2 CLASSIFICAÇAO DO EMPREENDEDOR
3. A EMPRESA
4. ROTEIRO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. O varejo no Brasil
O Brasil tem passado por um momento bastante satisfatório economicamente, fazendo com que as empresas do segmento varejista encontrem um mercado para investimentos, que podem resultar em grande crescimento, já que a sociedade está, cada vez mais, com um poder maior de compra.
O segmento de varejo brasileiro vive um acelerado processo de mudança, o que resulta na abertura de oportunidades disponíveis, mas apenas às empresas e grupos que se movimentarem rápido e que estão preparados para as especificidades de nosso mercado.
Segundo Levis e Weitz (2000) o varejo se constitui num conjunto de atividades que
agrega valor a produtos e serviços vendidos a consumidores. Também Parente(2000) ressalta que o varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade dos consumidores. Mesmo tendo uma visão a visão de uma loja, quando se pensa em varejo Parente (2000) nos lembra que as atividades varejistas também podem ser realizadas através do telefone, pelo correio, na casa do comprador e também pela Internet.
Um dos motivos para esse crescimento é o aumento da Classe C que começa a experimentar novos produtos em diferentes categorias de consumo e se encontra em um período de mudança de hábito.
Outro fator é o crescimento do e- commerce no Brasil, portanto, os varejistas precisam se empenhar no investimento e conhecimento de tecnologias para não ficar para trás.
Segundo Drucker (2000, p. 6), o impacto da revolução da informação está apenas iniciando, e a impulsão desta revolução é o comércio eletrônico, “como um canal importante, talvez o principal, de distribuição de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial”.
Complementam Kalakota e Robinson (2002), a chave para competir na economia digital é a inovação do modelo de negócio que explora o poder das redes de negócios. De setor para setor, tais redes estão destruindo o velho modelo de empresa. Também, Kalakota e Robinson (2002), afirmam que o e-commerce está mudando a forma de competir, a dinâmica do relacionamento que as empresas têm com os clientes, a velocidade do atendimento do pedido e a natureza da liderança empresarial.Um importante fenômeno no varejo, a internacionalização vem tomando conta
...