EMPREENDEDORISMO. Plano de Negócios
Ensaio: EMPREENDEDORISMO. Plano de Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: siilvieira • 7/9/2013 • Ensaio • 1.507 Palavras (7 Páginas) • 813 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
Analise as frases abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, e aquelas que estiverem falsas, arrume-as.
1) ( F ) Plano de Negócios é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades.
R: Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades.
2) ( F ) A Sociedade Simples é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa.
R: A Sociedade Empresária é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa.
3) ( F ) Quanto aos empreendedores de sucesso, podemos afirmar: não são otimistas e apaixonados pelo que faze; são visionários; o objetivo principal é ficar rico; ignoram o saber e aprender continuamente; assumem risco calculados e não preocupa mais com os riscos.
R: Quanto aos empreendedores de sucesso, podemos afirmar: são otimistas e apaixonados pelo que fazem; são visionários; assumem riscos calculados.
4) ( F ) Para o empreendedor o que importa são ideias únicas, ignoram as oportunidades.
R: Para o administrador o que importa são ideias únicas, ignoram as oportunidades.
5) ( F ) Para identificar e selecionar a melhor oportunidade é necessário: não ter nenhuma preocupação com o mercado que ela atende, com o retorno econômico que ela proporcionará; ignorar as vantagens competitivas que ela trará e desconsiderar a equipe e o comprometimento do empreendedor.
R: Para identificar e selecionar a melhor oportunidade é necessário: analisar o mercado que ela atende, o retorno econômico que ela proporcionará, as vantagens competitivas que ela trará ao negócio, a equipe que transformará essa oportunidade em negócio e até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio.
6) ( F ) Os 3M’s são definidos como: Maior participação de Mercado, Menor participação de Mercado e Mercado competidor.
R: Os 3M’s são definidos como: Demanda de Mercado, Tamanho e Estrutura do Mercado e Análise de Margem.
7) ( F ) As incubadoras de empresas pontocom são mantidas por entidades governamentais, universidades, grupos comunitários etc.
R: Assim, uma incubadora de empresas é um mecanismo – mantido por entidades governamentais, universidades, grupos comunitários etc.
8) ( F ) O Angel são entidades sem fins lucrativos destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios.
R: O angel, ou investidor pessoa física, é um capitalista de risco que possui dinheiro e busca alternativas para obter melhor rentabilidade para esse dinheiro. Ele é quem coloca o seed money (dinheiro semente inicial) necessário para a criação de muitos negócios.
9) ( F ) O plano de negócios deve apresentar textos editados sobre um modelo predeterminado. Uma vez concebido ele deve ser esquecido.
R: O plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso, enfatizando um ou outro aspecto que mais interessa ao público-alvo do plano de negócios em questão. Uma tradição a ser quebrada é achar que o plano de negócios, uma vez concebido, pode ser esquecido. Este é um erro imperdoável e as conseqüências serão mostradas pelo mercado que está em constante mutação.
10) ( F ) Análise SWOT é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.
R: Plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.
11) ( F ) Com o plano de negócios é possível: ignorar as diretrizes para seu negócio, conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, Sebrae, evitar a comunicação interna na empresa, identificar oportunidades e não conseguir transformá-las em diferencial competitivo.
R: Com o plano de negócios é possível: entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio, gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas, monitorar o dia a dia da empresa e executar ações corretivas quando necessário, conseguir financiamento e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, incubadoras, investidores, capitalistas de risco etc, identificar oportunidades e transforma-las em diferencial competitivo para a empresa, estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo.
12) ( F ) O Plano de Negócios se destina apenas aos bancos.
R: Muitos pensam que o plano de negócios se destina unicamente a investidores e bancos, mais se enganam. Vários são os públicos-alvo de um plano de negócios, entre eles, pode-se citar: Mantenedores das incubadoras, Parceiros, Bancos, Investidores, Fornecedores, A empresa internamente, Os clientes, Sócios.
13) ( F ) Incubadoras de empresas são as principais entidades que apoiam os empreendedores brasileiros. Foram criadas por lei de iniciativa do Poder Executivo e é administrado por iniciativa pública.
R: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae é a principal entidade que apoia os empreendedores brasileiros. Foi criado por lei de iniciativa do Poder Executivo, mais é predominantemente administrado pela iniciativa privada.
14) ( F ) No site do INPI existe a seguinte definição para patente: “Segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços e outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.
R: No site do INPI existe
...