ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - completo ra5774161738
Por: vasconcelos4378 • 7/9/2017 • Monografia • 978 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
INFLUENCIA DA SHANTALA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO E PSICOMOTOR DA CRIANÇA NOS PRIMEIROS ANOS INICIAIS DE VIDA E O AUMENTO DO VÍNCULO AFETIVO
Fabiana Aparecida Monteiro da Silva
RA. 4142213195
Pindamonhangaba – 2013
Nome: Fabiana Aparecida Monteiro da Silva
Ra: 4142213195
Curso: Pedagogia
Semestre: 7º Semestre
Pólo: Pindamonhangaba
- TEMA
O presente tema Shantala: Influencia da Shantala no Desenvolvimento Humano e Psicomotor da Criança nos Primeiros Anos Iniciais de Vida e o Aumento do Vínculo Afetivo tem por finalidade descrever como a massagem Shantala pode influenciar positivamente no processo de maturação do corpo, pois ele é o responsável pelas aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto que, por sua vez, é a base de estudos da Massagem Shantala.
- JUSTIFICATIVA
A ideia de escolha deste tema nasceu durante um curso de Professores de Shantala, onde comecei a perceber que cada ser que vem ao mundo dentro de um pequeno corpo que esperou nove meses dentro do útero da mãe, é o potencial de vida no futuro, e deve ser trabalhado desde pequeno. A sabedoria oriental, que criou para seus bebes uma massagem para suprir algumas necessidades, uma terapia para sentirem conforto, bem estar, suavidade e desenvolvimento humano e psicomotor, para ir se adaptando a tantas informações a que serão submetidos. Através do toque, dos movimentos harmoniosos e sintonizados com o organismo tão frágil, a Shantala vai ajudar o recém-nascido à habilidade de lidar com o novo auxiliando no seu desenvolvimento motor e aumentando o vínculo com a pessoa que aplica a massagem.
A prática da Shantala traz benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. Durante a gestação intrauterina, o bebê tem uma relação muito próxima e íntima com a mãe. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite proteção e amor. Após o nascimento, a criança passa por um choque. Encontra um ambiente mais "hostil" e passa por um período de adaptação e maturação. A Shantala é importante porque torna este processo muito mais confortável e natural.
A Shantala interfere na formação da personalidade do indivíduo fazendo a criança sentir-se muito amada e sensível. E quem recebe amor, provavelmente aprende a amar e retribuir isso ao seu redor. A pessoa sensível é capaz de ter empatia, consequentemente, aprende a respeitar ainda mais seu semelhante. É exatamente aí que está a conexão com a forma de nascer e o que se pode esperar de mudanças no mundo. Podemos ter uma previsão futura de uma transformação. Serão adultos equilibrados, tranquilos, inteligentes e que possivelmente contribuirão para a paz e preservação ambiental. Neste trabalho usaremos a massagem para reforçar o vínculo com os pais e seus bebês e como a massagem irá influenciar no desenvolvimento humano e psicomotor.
- PROBLEMA
Pesquisas comprovaram cientificamente que toda criança deve ser estimulada para melhorar o desenvolvimento psicomotor nos primeiros anos de sua vida. Tornando-se assim em ser humano mais sensível, empático, que saberá respeitar as diferenças principalmente os valores pessoais.
É visto hoje nas escolas, crianças com doenças psicossomáticas, depressão e ansiedade. O presente trabalho tem como foco principal amenizar estes sintomas de insegurança e ansiedade através do aumento do vínculo afetivo, e estimulações psicomotoras utilizando a Shantala, uma técnica de massagem milenar feita pelas mães em seus bebês, originária do Sul da Índia, que é passada de geração em geração, com inicio no segundo mês de vida da criança até por volta dos sete anos ou até quando a criança deixar e quiser receber a massagem.
- OBJETIVOS
4.1. Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é fazer um estudo da influencia da massagem Shantala no desenvolvimento humano, no desenvolvimento psicomotor e como aumentar o vínculo em mãe e bebe.
4.2. Objetivos Específicos
- Conhecer as teorias do desenvolvimento humano para que, através da massagem Shantala, haja possibilidade de melhorar a formação do indivíduo.
- Entender como a massagem Shantala pode melhorar e ajudar no processo de desenvolvimento psicomotor da criança.
- Valorizar a figura materna no núcleo familiar, aprofundando e prolongando os vínculos afetivos através da massagem Shantala nos bebês.
- METODOLOGIA
A metodologia de estudo escolhida para a conclusão deste trabalho será de pesquisas bibliográficas, estudo de campo com mães que já conhecem a arte da massagem e praticam em seus bebês, além de oficinas de Shantala para observar as primeiras mudanças no desenvolvimento da criança e a satisfação das mães.
...