EU DOU EMPREENDEDOR?
Trabalho Escolar: EU DOU EMPREENDEDOR?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaquimzao • 23/11/2014 • 510 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
1 Eu sou empreendedor?
No primeiro vídeo, Eu Sou Empreendedor, Marcelo Nakagawa começa dizendo sobre o termo “empreendedorismo”
Vou falar um pouco sobre empreendedorismo.
O termo é um termo novo na língua portuguesa.
Surgiu no dicionário em português, por volta do ano 2000. A gente não tinha essa palavra antigamente e o termo vem do francês. Ele foi utilizado no final do séc. XVII por um economista chamado Richard Cantillon e, naquele momento, o empreendedor era aquela pessoa que tomava risco, naquele momento, o Richard Cantillon chamava essa pessoa de empreendedor.
Depois no séc. XVIII, teve outro economista francês, Jean Baptiste Say que achava que o empreendedor era aquela pessoa que aumentava a produtividade, era aquela pessoa que pensava diferente para ganhar alguma vantagem, principalmente quando, a gente fala de negócio. Ele aumentava a produtividade, criava coisas.
E depois o termo “empreendedorismo” passa a ganhar muito mais atenção na década de 40/50, com outro economista que era radicado nos Estados Unidos, chamado Joseph Schumpeter, que defendia que o empreendedor era aquela pessoa que inovava. E a definição mais clara que temos hj, q nós defendemos, principalmente eu defendo, é uma abordagem q é defendida por Peter Drucker. Ele acredita que nem toda a pessoa que abre um negócio é empreendedora. Se a pessoa abre um negócio que já existe, ela copia o que já tem, na verdade ela é um empresário, mas não necessariamente está sendo um empreendedor. Mas aquela pessoa que pensa diferente, que quer inovar, essa pessoa é considerada empreendedora na visão de Peter Druncker, na visão que defendo.
E hj empreendedorismo basicamente está na moda. Entre 60% a 70% dos alunos da graduação, depende muito aí da escola, pensem em empreender e algum momento da vida. Quando a gente faz essa pergunta para os executivos, entre 40% a 50% dos executivos (vai variar muito ai é do nível hierárquico do executivo, entre 40% a 50% dos executivos) tem como plano B abrir um negócio próprio.
Então, mais do que está na moda está no dia a dia das pessoas. E pra quem pensa em empreender, a primeira discussão que ele tem, aa primeira reflexão que essa pessoa tem, é se ela é ou não empreendedora. E o que a gente tem hj são várias definições, dependendo da pessoa. Qualquer pessoa que abre um negócio é uma empreendedora? Ou, a que eu defendo, a pessoa tem que inovar para ser uma empreendedora?
O que eu sugiro para as pessoas é que entendam mais o comportamento do empreendedores que essa pessoa admira. E o que a gente tem também são testes. Muitas vezes, o teste ajuda a gente a refletir um pouco mais sobre os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos. Eu vou estar deixando aqui, descrição desse vídeo, alguns links para alguns testes (se você tiver interesse em responder) para ver se você tem um perfil mais ou menos empreendedor e o que você pode melhorar nesse perfil. Eu vou deixar esses testes para vc saber se é empreendedor, se tem um perfil, comportamento empreendedor os testes fazem uma auto avaliação
...