Introdução ao Empreendedorismo e o Processo Empreendedor
Tese: Introdução ao Empreendedorismo e o Processo Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andressauzan • 17/4/2013 • Tese • 3.874 Palavras (16 Páginas) • 830 Visualizações
Etapa 1- Introdução ao Empreendedorismo e o Processo Empreendedor
O resultado da média do exercício de auto-avaliação detectou que todos possuem um perfil com características próprias, uns com mais aptidões e outras a serem exploradas e melhoradas até resultar num processo empreendedor.
Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador, pois se faz necessário alguns atributos pessoais que somados a características sociológicas e ambientais permitem o nascimento de uma nova empresa, porém nem todo administrador é um empreendedor.
Um empreendedor de sucesso leva consegue uma característica singular, que é conhecer como poucos o negócio em que atua outro fator que o diferencia de um administrador comum é o constante planejamento a partir de uma visão de futuro, neste caso o empreendedor se tornaria um administrador completo, incorporando várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões.
Enfim, o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e é apaixonado pelo que faz, cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados e possibilidades de fracassar.
Procura aproveitar todas as oportunidades não às deixando passar, tornando algo extremamente difícil em algo abstrato e prático para a execução, não segue hierarquia, é realizador e não se importa com status.
Etapa 2 – Identificando Oportunidades
Empresa: Fisk Centro de Ensino
a) Qual o mercado que ela atende?
A empresa escolhida foi uma franquia de escola de idiomas Fisk, ela atende o mercado de educação (ensino de Inglês, Espanhol e Português), informática.
b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
O retorno econômico que ela proporcionará será de R$ 20.000,00 no mínimo.
c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
Com mais de 50 anos de experiência no mercado em ensino de idiomas, o Fisk está presente em todas as regiões do Brasil. Atualmente são cerca de 1.000 unidades, muitas delas franquias, espalhadas por toda a América do Norte, Sul, África e Ásia e a maior rede de escolas de idiomas do Brasil.
Ensinando inglês, espanhol, português e informática para alunos de todas as idades, através de uma metodologia moderna e material pedagógico exclusivo com base nas diferenças entre as estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessas estruturas mais ordenada do que a dos livros existentes. O Fisk prepara profissionais para atender a demanda de um País cada vez mais globalizado, que necessita de mão de obra qualificada, principalmente pelos dois mega eventos esportivos universais que estão para acontecer no País, que será a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Portanto excelente oportunidade de abrir uma franquia.
d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
A equipe gerencial, pois esta deve ser composta por pessoas que tenham competência comprovada, ou seja, pessoas que já trabalharam na área que conheçam as dificuldades e os pontos de melhoria do negócio.
e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?
O empreendedor estará envolvido no negócio enquanto ele ter paixão por aquilo que faz, para empreender é necessário fazer realidade o que ele sempre sonhou.
Se o motivo para a abertura de um empreendimento for apenas financeiro, com uma visão no que vai ganhar, pode-se afirmar que o empreendedor não estará comprometido com o negócio de forma a fazer dele um sucesso.
Fazendo um paralelo entre as questões propostas e as etapas desenvolvidas, podemos prever uma grande oportunidade de negócio, visto que há dois importantes eventos esportivos universais que estão para acontecer no país, que serão a Copa do Mundo e as Olimpíadas lançando assim uma excelente oportunidade para a abertura de uma franquia.
As franquias estão entre as boas opções de negócios para quem deseja contar com o suporte de uma empresa já consolidada no mercado.
Então porque não investir numa franquia que será bastante procurada, voltada para a área de ensino de idiomas. Afinal, a qualificação profissional é prioridade para quem quer se manter competitivo em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e globalizado, dominar um ou mais idiomas, não é mais diferencial; é obrigação para qualquer profissional, portanto há necessidade dos clientes, que foi identificada e provavelmente será atingível.
A Rede Fisk opera através do sistema de franchising, com 863 unidades em todo o território nacional, nas quais estudam cerca de 800 mil alunos. As escolas seguem o mesmo padrão de qualidade que consolidou a Marca, adequando-se às características de cada região, e assim mantendo um relacionamento personalizado com cada público, o que faz toda diferença. Por isso a rede fornece apoio jurídico, apoio para financiamento, escolha do equipamento, material promocional, orientação sobre método, projeto arquitetônico, projeto de operação, projeto financeiro, projeto mercadológico, projeto organizacional, propaganda e publicidade, seleção de ponto e treinamento de pessoal, não sendo necessariamente preciso equipe para comandar as operações, somente será preciso uma equipe, quando a franquia já estiver preparada e divulgar na região escolhida Taboão da Serra para a inauguração e divulgação no local. A equipe (linha de frente e retaguarda) será treinada: administração /Gestão do Negócio, aspectos Legais (Jurídico), assessoria de Imprensa, assistência Técnica, atendimento ao Cliente, cobrança, contabilidade e Finanças, elaboração de Manuais, gestão da Qualidade, implantação de Loja, Informática/Internet/Extranet/Intranet, Marketing, Negociação, Planejamento, Ponto Comercial, Prestação de Serviços, Produtividade, RH, Seleção / Treinamento / Motivação da Equipe de Vendas e Telemarketing.
ETAPA 3 – O Plano de Negócio: definições e criação.
Fundação Richard Hugh Fisk - FISK
Rua
...