Economia Industrial
Trabalho Escolar: Economia Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angelin • 21/1/2014 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 1.345 Visualizações
1-CONCEITO: O PROBLEMA FUNDAMENTAL COM O QUAL A ECONOMIA SE PREOCUPA É O DA ESCASSEZ. EXPLIQUE PORQUE, CITANDO PELO MENOS UM EXEMPLO.
A economia estuda como os indivíduos e a sociedade utilizam os recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade. Portanto, o principal objeto de estudo da economia é a escassez, ou seja, como economizar recursos, visto que os mesmo são escassos. Nenhum país, nem mesmo os mais ricos, são autossuficientes em relação aos recursos produtivos. Se não existisse a escassez, não existiria a inflação, déficit, desemprego e etc.
Exemplo: Petróleo: O petróleo é um exemplo de recurso importante para a indústria, e que é escasso. É preciso economizar recursos quando nos referimos ao petróleo.
2-TERMINOLOGIA. EXEMPLIFICAR
a)Bem normal.
O consumo aumenta quando a renda aumenta.
Exemplo: O consumo (compra) de eletrodomésticos aumenta quando a renda das pessoas aumenta.
b)Bens substitutos.
O aumento do preço de Y aumenta o consumo do X.
Exemplo: O aumento do preço da carne bovina aumenta o consume de peixe ou carne de frango.
c)Bens complementares.
O aumento do preço de Y diminui a demanda de X.
Exemplo: Se aumentar o preço da impressora, a demanda por cartuchos de tinta diminui.
d)Bem inferior.
A demanda cai quando a renda aumenta.
Exemplo: A de manda de carne de segunda cai quando a renda aumentar, pois as pessoas passam a comprar carne de primeira.
3-OFERTA E DEMANDA: EXPLIQUE GRAFICAMENTE O QUE PODERÁ VIR ACONTECER COM O PREÇO DE EQUILÍBRIO DE UM DETERMINADO BEM ANTE O CRESCIMENTO DO PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO.
4-ELASTICIDADE: CONSIDERANDO-SE OS PONTOS A(P1, Q 1) = (13,7) E B (P 2, Q 2) = (12,5), CALCULE A ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA NO PONTO MÉDIO.
5-ELASTICIDADE (II): UMA CURVA DE PROCURA EXPRIME-SE POR P = 10 – 0,3 Q ONDE P REPRESENTA O PREÇO E Q A QUANTIDADE. O MERCADO ENCONTRA-SE EM EQUILÍBRIO AO PREÇO P = 2,1. O PREÇO VARIA PARA P = 2,3, E, TUDO O MAIS MANTIDO CONSTANTE, A QUANTIDADE EQUILIBRA-SE EM Q = 40.
CALCULAR A ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA AO PREÇO INICIAL DE MERCADO.
6-ELASTICIDADE CRUZADA: CALCULAR O COEFICIENTE DE ELASTICIDADE CRUZADA ENTRE A PROCURA DOS PRODUTOS A E B , EM CERTA LOCALIDADE, SABENDO-SE QUE TODA VEZ QUE HÁ UM ACRÉSCIMO DE 12% NO PREÇO DE UM, SUA QUANTIDADE PROCURADA DIMINUI 6%, ENQUANTO A QUANTIDADE PROCURADA DO OUTRO, SE SEU PREÇO PERMANECE CONSTANTE, AUMENTA 11%.
São produtos substitutos ou concorrentes por Epp x-1 > 0
7-SE UMA EMPRESA QUER AUMENTAR SEU FATURAMENTO E A DEMANDA DO PRODUTO É ELÁSTICA, O QUE ELA DEVERÁ FAZER? EXPLICAR GRAFICAMENTE.
Para o preço p2 menor do que o p1, qualquer quantidade maior a Q2 aumentará o lucro em relação ao Lucro 1.
8-DEFINA O CONCEITO DE PRODUTIVIDADE MARGINAL E CITE UM EXEMPLO.
É a variação do produto, dada uma variação de uma unidade na quantidade de fator de produção, em determinado período de tempo. Refere-se também à saída extra ganho adicionando uma unidade de trabalho, sendo que as outras entradas sejam mantidas.
Exemplo: Em 30 dias, Eduardo produz 200 vassouras. Quando ele trabalha com Leonardo, a saída de vassouras aumenta em 500 vassouras. Então, a produtividade marginal é de 300 vassouras.
9-DEFINA O CONCEITO DA LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES E CITE PELO MENOS DOIS EXEMPLOS.
Segundo a lei dos rendimentos decrescentes, a partir de certo estágio, o produto total cresce a taxas menores que o acréscimo do fator variável de produção. Em síntese, a lei dos rendimentos decrescentes afirma que, ao se variar sucessivamente o emprego de uma unidade de determinado fator de produção, deixando-se os demais fixos, obtêm-se acréscimos de produto cada vez menores. Isso ocorre porque o insumo adicional contribui cada vez menos para a produção, com a ajuda de uma parcela cada vez menor de insumos fixos.
Exemplo: Suponha uma lavoura de soja, com 15 hectares,
...