TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Tipos De Empreendedores:

Monografias: Empreendedorismo E Tipos De Empreendedores:. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 11

Empreendedorismo e tipos de empreendedores:

Estudo de caso no município de Campinas/SP

Aline Fernanda Elídio

Deymes Cleiton Tetzner

Elis Rocha Lino

Fernanda Aparecida Piazentim Alves

Suzana R. G. Marques

Profa Andrea Bruno

RESUMO

Há vários estudos sobre a importância do empreendedorismo, das Micro e Pequenas Empresas (MPE´s) e aspectos relacionados aos empreendedores que demonstram e comprovam como os mesmos podem ajudar a solucionar os grandes desafios como o desenvolvimento do país, diminuição da pobreza, desigualdade social e da concentração de renda. O presente artigo explora o universo das Micro e Pequenas Empresas, definindo o que seria empreendedorismo e tipo de empreendedores. O objetivo é apresentar através de uma revisão teórica os tipos de empreendedores que existem nas MPE´s mostrando como o sucesso dessas organizações são importantes na macro região de Campinas e no segmento da construção civil.

Palavras chave: Empreendedorismo e tipos de empreendedores e Micro e Pequenas Empresas.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 2

1.1. OBJETIVOS 2

1.2. JUSTIFICATIVA 3

2. MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 3

2.1. MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO SEGMENTO CONSTRUÇÃO CIVIL 4

3. EMPREENDEDORISMO 4

3.1. EMPREENDEDORISMO EM CAMPINAS 5

3.2. TIPOS DE EMPREENDEDOR 5

4. METODOLOGIA 7

4.1. REFERÊNCIA TEÓRICA 8

4.2. ANÁLISE DOS RESULTADOS 8

5. CONCLUSÃO 9

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. Introdução

No contexto de incertezas e grandes desafios que as organizações vivem hoje principalmente as MPE´s que tem grande mortalidade no primeiro ano de abertura por isso dependem muito do empreendedor.

O empreendedor precisa ter habilidades e ser capacitado para poder conduzir a organização da melhor maneira possível atravessar as crises e crescer.

Considerando que a inovação é a principal ferramenta do empreendedor, o empreendedorismo associado à liderança exercida pelo executivo principal são fontes de vantagem competitiva para as MPE´s.

Mais capacitado for o empreendedor mais suas habilidades naturais serão fortalecidas assim terá confiança para tomar as decisões mais ousadas para melhorar seu negócio.

1.1. Objetivos

O objetivo geral deste artigo foi estudar o empreendedorismo e os tipos de empreendedores em micro e pequenas empresas no segmento da construção civil no município de Campinas/SP.

Os objetivos específicos deste artigo serão:

• Descrever sobre as Micro e Pequenas Empresas (MPE´s);

• Definir empreendedorismo e

• Apresentar os tipos de empreendedores.

1.2 Justificativa

Justifica-se a elaboração deste artigo, pois o tema é importante para o contexto econômico e social, por haver inúmeras micro e pequenas empresas e empreendedores no município de Campinas/SP.

Segundo Luiz Barretto, Diretor-Presidente do Sebrae Nacional (2011, pg 4)

“No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. Desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais (EI). As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada do Brasil. Se somarmos a isso a ocupação que os empreendedores geram para si mesmos, pode-se dizer que os empreendimentos de micro e pequeno porte são responsáveis por, pelo menos, dois terços do total das ocupações existentes no setor privado da economia”.

Através disso pode-se concluir que um estudo das ações do empreendedor contribuirá para identificar, incentivar e destacar até novos empreendedores mais facilmente.

Este artigo está dividido em seis capítulos. O primeiro será constituído por introdução com os objetivos e a justificativa. O segundo e o terceiro será parte teórica referente o tema e micro e pequenas empresas. O quarto capítulo a metodologia e análise. E o último capitulo, estão as considerações finais, seguidas das referências bibliográficas.

2. Micro e Pequenas Empresas

Existem vários critérios utilizados para a definição das MPE´s. As definições se baseiam no número de empregados, no capital social, na receita bruta, na receita operacional líquida, no grau de sofisticação tecnológica, etc., considerados de forma isolada ou em conjunto.

Sob o ponto de vista acadêmico, a definição e o estabelecimento de referências comuns (padrões), dentre eles as classificações do porte, são fundamentais para a realização de estudos e análises comparativas entre empresas.

Kassai (1997, p.42) classifica e exemplifica os critérios para definição de pequenas empresas da seguinte forma:

“Quantitativos: número de empregados; quantitativos combinados: número de empregados e valor do faturamento; qualitativos: incipiente especialização em termos de organização e administração e qualitativos combinados: ausência de organização com estrutura financeira inadequada”.

As Micro e Pequenas Empresas (MPE´s) brasileiras representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por 60% dos empregos no país. Reconhecidas pela absorção de mão de obra, incluindo as com dificuldade de inserção no mercado de trabalho. São fundamentais para promover o crescimento econômico, criar empregos, renda e melhorar as condições de vida da população. “Pequenas empresas são o sustentáculo de uma economia em qualquer lugar do mundo. São elas que agregam valor a produtos e serviços”, afirma o diretor executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), incubadora de empresas da Universidade de São Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com