Empregabilidade
Exames: Empregabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vandyn • 23/11/2014 • 346 Palavras (2 Páginas) • 809 Visualizações
Empregabilidade
Pode-se conceituar a empregabilidade como a capacidade de um indivíduo permanecer empregado e ser desejado pelo mercado de trabalho. No mercado de trabalho tem se falado muito em empregabilidade, portanto, para um profissional enfrentar o mercado de trabalho de maneira a garantir o sucesso profissional ele precisara se qualificar. A empregabilidade pode ser entendida como a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio de conhecimento específico.
O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, busca profissionais com habilidades e competências renovadas. Atualmente busca-se um perfil profissional pautado na competência e no desenvolvimento de habilidades.
De acordo Chiavenato (1999), a empregabilidade surgiu devido ao alto índice de desemprego e à falta de mão-de-obra qualificada. Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos e habilidades e a velocidade da reaprendizagem.
O profissional que tem competências e habilidades diversas é capaz de atuar em qualquer ambiente organizacional, proporcionando mudança e visão renovada.
No mundo atual e globalizado, o mercado de trabalho exige constantes mudanças e atualização dos profissionais, por isso o ideal é preparar-se para exercer novas funções, caso contrário o profissional perderá seu espaço para uma pessoa mais adaptada às novidades e exigências do mercado de trabalho.
A empregabilidade é um conceito amplo que não significa apenas ter um emprego e sim a renda sempre.
Trabalho e emprego não têm o mesmo significado. Trabalho sempre existirá, emprego, não se sabe, não se tem a certeza, Trabalho é todo e qualquer esforço físico e mental destinado à produção de um bem material ou imaterial, já emprego é o termo que expressa à vinculação jurídica entre operário e patrão e que, em nosso país, caracteriza-se pela obediência, pelo recebimento de salário, pela subordinação e pela habitualidade, e a empregabilidade tem sido compreendida como a capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego.
...