Entrevista
Tese: Entrevista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moony • 17/10/2013 • Tese • 1.394 Palavras (6 Páginas) • 301 Visualizações
OBJETIVOS
Realizar este trabalho tem por finalidade conhecer um pouco mais o mercado de trabalho conversando diretamente com empreendedor vivenciando um pouco de suas experiências, e dificuldades enfrentadas ao longo de suas criações.
Identificar as técnicas usadas e perceber se estão dentro dos conteúdos estudados. Observar se realmente acontece na organização ministrada o que responde no roteiro de perguntas direcionadas. Intender como se comportam diante dos resultados de estudos científicos sobre comportamentos nas organizações.
APRESENTAÇÃO
A entrevista foi realizada com a Sr. Ivana Aguiar comerciante sucessora, pois deu seguimento aos negócios de seu esposo.
Ela não é graduada em administração, diz não ter interesse em fazer um curso para aprimorar lhe, afirma levar jeito e até o momento tem tido sucesso. Ela diz gostar mesmo é de trabalhar, colocar a mão na massa.
Ivana conta que já trabalhava com confecções em uma loja de roupa o que facilitou o entendimento. Ao casar seu esposo montou um ponto e precisava viajar em busca das mercadorias, ela assumiu de vez as responsabilidades á quase 06 anos. Ela conta que tentou diversificar seus produtos, com artigos de cama mesa e banho não teve sucesso. Tentou também com supermercado achava que comida todo mundo compra, seria um sucesso, mais afirma que descobriu levar jeito mesmo é com a venda de roupas, e que não pensa mudar de área.
Segundo a entrevistada começou sua loja em um ponto bem menor ao que esta hoje e com menos da metade dos funcionários, a primeira tentativa deu certo, seguiu a diante.
Revela a comerciante que seu gasto maior é o aluguel da loja e seu desejo seria a compra do imóvel, mais afirma não encontrar um ponto que esteja a venda, e os encontrados não tem capital suficiente, pois um ponto no centro comercial é muito caro e que fora deste lugar as vendas são baixas.
DESENVOLVIMENTO
A empresa pesquisada é uma loja de roupa (adulto, infantil, masculino, feminino) e alguns calçados, as famosas rasteiras. Outros produtos como cama mesa e banho já foram vendidos mais não fizeram sucesso, visto que são produtos que nem todo mundo compra. O forte mesmo são as roupas e apresenta um preço acessível ao consumidor.
É uma microempresa privada sem fins lucrativos. O projeto foi desenvolvido em julho 2007 e o desejo seria inaugurar no natal do mesmo ano. Infelizmente não conseguiu, pois precisava de um local maior para instalação o que não era fácil achar. Graças aos conhecimentos do esposo da empreendedora, conseguiu se o ponto sendo o sonho concretizado em janeiro de 2008.
Apesar da empreendedora não ser graduada, nem possuir um conhecimento técnico na área, apenas o segundo grau, teve sucesso graças á motivação própria, o desejo de realização e a força de vontade em meio à necessidade. Seu esposo que já trabalhava no ramo ao casar montou um pontinho e à deu para administrar, pois ele viajava em busca das mercadorias.
[...] o estresse nem sempre é ruim, existe o lado positivo e o negativo. Normalmente o positivo e alcançado pelas coisas excitantes que ocorre em nossas vidas [...] (web aula1 pag.10).
A empresa conta com 18 funcionários, são onze vendedoras responsáveis pelas vendas dos produtos, uma caixa responsável pela conferencia das notas e o recebimento, uma pessoa responsável pela conferencia das mercadorias e embalagem das mesmas, uma repositora que repõem as mercadorias, um segurança responsável por toda a loja e também pelo depósito, um locutor para chamar os clientes e divulgar as mercadorias e uma pessoa responsável pelo guarda volume.
A empresa constitui um sistema hierárquico representado de seguinte forma:
Em caso de duas falta ou mais não justificada dos funcionários o processo e simples não há uma formalidade, a advertência e apenas oral e os administradores não vê necessidade dos funcionários assinar algo que comprove o desconto do dia. Ao questionada se muitos não recorriam, a resposta é simples: depende muito como se fala. Ao perceber erro cometido pelos funcionários diz á empreendedora que são chamados no escritório para uma conversa. O que se analisa é bem diferente, funcionários são chamados á atenção em horário de atendimento na frente dos colegas e em meio aos clientes. O grau de insatisfação é grande. Os funcionários são sobrecarregados, esse quadro se insere a um grau de estresse adquirido devido a demanda de papeis e tarefas dentro da organização, ou a falta de pessoas capacitadas para as atividades, recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho (Zanelli ;Bastos2004). É um ambiente que se presa muito a venda do produto e não a qualidade do atendimento.
A questão que funcionários sobrecarregados e mal motivados apresentam comportamentos inadequados e os reflexos transmitidos nas atividades realizadas e nos atendimentos prestados são totalmente ignorados, vistos ate pela falta de vontade de trabalhar.
Os métodos usados são simples, são estimados uma meta mensal para as vendedoras e uma diária, quem cumprir
...