Estatistica
Trabalho Universitário: Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielafjv • 26/9/2013 • 706 Palavras (3 Páginas) • 744 Visualizações
MEDIDAS DE
POSIÇÃO E DISPERSÃO
Passo1
Medidas de Posição e Medidas de Dispersão e Variabilidade
Média Aritmética Simples é a soma das observações dividida pelo número de observações. Seus valores tendem a se localizar em um ponto central dentro de um conjunto de dados. É a medida de posição mais usada.
Média aritmética ponderada nos cálculos envolvendo média aritmética simples, todas as ocorrências têm exatamente a mesma importância ou o mesmo peso. Existem casos onde as ocorrências têm importância relativa diferente. Nestes casos, o cálculo da média deve levar em conta esta importância relativa ou peso relativo.
Mediana ocupa a posição central de uma série de observações ordenadas, ou seja, é o valor que divide os dados em duas partes iguais (isto é, em duas partes de 50% cada).
Para a série de valores ordenados em ordem crescente de grandeza, a mediana é o valor central. Quando o n é par, a mediana é sempre a média aritmética entre o ponto acima do qual recaem 50% dos casos e abaixo do qual também recaem 50% dos casos.
Moda é o valor ou valores que mais frequente em uma distribuição. Se todos os valores se repetem a mesma quantidade de vezes, dizemos que não há moda, ou seja, a distribuição é amoral. Se um valor ocorre com mais frequência, dizemos que a distribuição é uni modal. Se dois valores se repetem a mesma quantidade de vezes e com mais frequência, dizemos que a distribuição é bimodal. Se mais de dois valores se repetem a mesma quantidade de vezes e com a mesma frequência, dizemos que a distribuição é multimodal.
A variância de um conjunto de dado s(amostra ou população) é uma medida de “Variabilidade Absoluta”. Ela mede a variabilidade do conjunto em termos de desvios quadrados em relação à média aritmética. É uma quantidade sempre não negativa e expressa em unidades quadradas do conjunto de dados, sendo de difícil interpretação.
Desvio padrão é outra medida de dispersão mais comum empregada do que a variância, por ser expressa na mesma unidade de medida do conjunto de dados. Mede a “Dispersão Absoluta" de um conjunto de valores e é obtida a partir da variância.
Passo 2
I – o tempo médio de vida útil das lâmpadas A e B são respectivamente: 894,65 horas e 1003,35 horas.
II – comumente, as lâmpadas da marca A duram 852 horas e da as marca B 1.077 horas;
III – o tempo mediano de vida útil para a lâmpada da marca A é 910 horas e para a lâmpada B é 1.015,5 horas;
IV – de todas as medidas de tendência central obtidas no estudo de caso em questão, a média é a que melhor representa o tempo de vida útil da lâmpada da marca B;
V – a moda é a melhor medida representativa para a sequência de dados referentes à lâmpada da marca B;
VI – a sequência de dados referentes à lâmpada da marca A apresenta uma forte concentração de dados em sua área central;
VII – a lâmpada da marca B possui uma distribuição assimétrica positiva;
Média > Mediana > Moda Média > Mediana > Moda -> distribuição assimétrica > distribuição assimétrica positiva.
...